O planeta do prazer

Título: O planeta do prazer

Série: Planeta Sob Pressão 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1991

 Duração: 20 minutos

Área: Química

Subárea: Química Ambiental

Sinopse: O filme relaciona grande parte dos problemas ambientais com o excesso de população e o excesso de consumo dos recursos existentes. Compara-se o consumo nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e também o índice de nascimentos, onde este é maior nas populações menos favorecidas. O filme oferece ainda, um roteiro para ajudar as pessoas, seres pensantes, a decidirem sobre o que deve ser feito para que se possa garantir a co-existência de todas as formas de vida existentes neste planeta. 

Comentário: O autor do filme aborda o modelo capitalista de consumo e os efeitos que esse causa ao ambiente. Também discute-se os efeitos nocivos que países desenvolvidos e em desenvolvimento fazem ao meio-ambiente. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor cita o papel da Química como ciência que permite ao homem a observação do planeta e suas transformações.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor aborda o conteúdo através do modelo explicativo macroscópico. Como se trata do primeiro filme de uma série que aborda questões ambientais, esse filme faz uma introdução ao que vai ser abordado ao longo da série.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

As legendas do filme estão em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

Todo conteúdo do filme é apresentado através do modelo explicativo macroscópico. Como é o primeiro filme de uma série, trata de questões abrangentes e aborda a Química como um instrumento para se observar o planeta e suas transformações.