Ozônio

Título: Ozônio

Série: Planeta Sob Pressão 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1991

 Duração: 19 minutos

Área: Química

Subárea: Química Ambiental

Sinopse: A descoberta de um buraco na camada de ozônio ocorreu na década de 80. Foi o começo do fim para os clorofluorocarbonos (CFC), até então tidos como inofensivos. O autor do filme explica a destruição da camada de ozônio causada pela liberação de CFCs. 

Comentário: O autor do filme aborda a função da camada de ozônio em bloquear os raios ultravioletas, nocivos para fauna e flora. Além disso, discute-se o buraco na camada de ozônio, sua formação e quais as conseqüências para as diversas formas de vida. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor mostra, através de um mapa, o aumento do buraco na camada de ozônio com o decorrer dos anos.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor faz uso de várias imagens de uma feira realizada em Nova York na década de 30, que mostravam como o uso de produtos como geladeiras, carros e lavadoras de roupas poderiam revolucionar a vida do homem, trazendo mais comodidade.


Aspectos negativos:

Observou-se que o autor utilizou escalas diferentes para representar a liberação dos CFCs dos motores de refrigeração de geladeiras velhas.
Pode-se observar também o uso do animismo durante a narração. Alguns exemplos do uso desse recurso são: o átomo de cloro “deixa de lado sua reputação”, as moléculas de CFC encontraram “um adversário a altura” ou átomo de oxigênio “solitário e magro”.
Em outro trecho do filme, quando se aborda a reação entre uma molécula de ozônio com o cloro radicalar, os choques representados entre as moléculas resultam no desaparecimento da molécula de ozônio, sem a formação de produto e com o cloro radicalar continuando a chocar-se com outras moléculas de ozônio.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

As legendas do filme estão na língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é apresentado através de imagens e animações. A presença de diversas imagens (animais, plantas, cidades, indústrias) e também de animações, que são representações utilizadas para facilitar a compreensão de conceitos, enriquecem o conteúdo abordado e também estimulam visualmente o aluno, direcionando-o para o filme.
Apesar de motivador, pode-se observar no filme a existência do animismo, que é um recurso pedagógico inadequado, pois sua utilização pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo. Além do animismo, também utilizou-se diferentes escalas nas animações, ou seja, para abordar um conteúdo, o autor utilizou uma imagem em que o modelo macroscópico e submicroscópico estão representados simultaneamente. Também pode-se observar a presença de problemas nos modelos explicativos submicroscópicos utilizados que também podem comprometer a compreensão do conteúdo proposto.
Por tratar-se de um filme que aborda questões ambientais, os questionamentos apresentados são importantes, pois servem de alerta para os problemas atuais.