Substâncias moleculares e cristais covalentes

Título: Substâncias moleculares e cristais covalentes

Série: Química Avançada - Configuração Eletrônica e Ligações 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 10 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: Neste filme a formação de ligações químicas é justificada com base na configuração eletrônica. Por meio de modelos são representadas as interações entre as moléculas. 

Comentário: O filme aborda a regra do octeto e sua importância na formação de ligações covalentes e iônicas. Vários exemplos são utilizados para abordar a regra do octeto na formação de ligações, como a molécula de O2, N2, NaCl e HCl. Além disso, algumas propriedades físicas desses compostos são abordadas. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda a formação da ligação na molécula de ácido clorídrico e discute sobre o caráter covalente e iônico dessa ligação.
Em outro trecho do filme, aborda-se rapidamente a estrutura tridimensional do diamante.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor utiliza o modelo submicroscópico para abordar a formação de ligações entre alguns átomos.


Aspectos negativos:

No inicio do filme, algumas animações utilizam animismo.
Durante o filme são utilizadas animações inadequadas para ilustrar algumas alterações nas propriedades físicas de sistemas reacionais. Para representar o aquecimento de um sistema coloca-se a animação de um frango assando. Quando se discute a necessidade de aumentar a pressão do sistema, mostra-se a animação de um pé gigante pisando no sistema analisado.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todas as legendas do filme estão em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio de animações que abrangem basicamente o modelo explicativo simbólicos e o modelo submicroscópico. O modelo submicroscópico é utilizado pelo autor para representar a formação de ligações covalentes e iônicas. Os modelo explicativo macroscópico que abrange os fenômenos observáveis do conteúdo, são pouco discutidos no filme.
A utilização excessiva de animações que apenas "enfeitam" a cena e não acrescentam quanto conteúdo significativo, pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes.
Por fim, a presença de animações em todo filme e a pequena utilização do modelo explicativo macroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.