Objetivos gerais das atividades de mentoria

  • Criar situações em diferentes contextos e momentos que possibilitem o autoconhecimento profissional.
  • Proporcionar apoio e assessoria didática aos professores, promovendo seu bem-estar pessoal e profissional, facilitando sua adaptação e integração crítica ao sistema de ensino, À realidade da escola e da comunidade e a seus pares.
  • Favorecer a autonomia dos professores promovendo a melhoria da ação docente tanto no desenvolvimento do currículo, na gestão do conhecimento e da classe quanto no relacionamento com os diferentes membros da comunidade escolar.
  • Promover o desenvolvimento e a socialização profissional de professores.
  • Contribuir para a formação de professores reflexivos, estimulando um processo constante de auto-avaliação das competências profissionais e a reorientação do seu trabalho.
  • Criar situações que possibilitem ao professor explicitar e analisar seus conhecimentos, crenças, valores.
  • Ajudar os professores a superar suas incertezas, dúvidas, angústias e temores frente às dificuldades didático-pedagógicas, organizacionais, disciplinares etc que surgem em diferentes momentos da profissão.
  • Promover a auto-estima e autoconfiança dos professores como profissionais competentes e bem sucedidos.
  • Contribuir para a permanência dos professores no magistério.
  • Favorecer a busca continua do  aperfeiçoamento profissional.
  • Promover a melhoria da ação docente quanto às dificuldades de domínio dos conteúdos dos diversos componentes curriculares.
  • Possibilitar processos de construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de diferentes componentes curriculares, das formas e dos recursos didáticos disponíveis.
  • Favorecer a compreensão da cultura dos contextos escolares, desenvolvendo conhecimento em relação ao sistema educativo, À escola e aos diversos membros da comunidade escolar.
  • Promover a compreensão  de problemas sociais, políticos e econômicos e a construção de estratégias que minimizem a influência que exercem sobre o processo de ensino e de aprendizagem.
  • Favorecer o conhecimento de leis que regem o  estatuto do magistério, seus direitos e deveres como profissional de uma dada instituição.
  • Favorecer o desenvolvimento de um bom relacionamento  do professor iniciante com quem convive e trabalha, valorizando, respeitando e compreendendo os limites de cada um.