Papéis dos Mentores

  • Analisar em conjunto com o professor iniciante os problemas e dificuldades apresentados por ele.
  • Sugerir encaminhamentos possíveis a cada caso, com base em teorias e práticas educacionais.
  • Dar apoio e ajuda ao seu mentorado diante de dúvidas, conflitos, tensões, dificuldades manifestadas por ele, em seu exercício docente.
  • Propor e estudar casos  em conjunto com o professor iniciante.
  • Auxiliar os professores iniciantes na construção de conhecimentos profissionais.
  • Provocar reflexões sobre a prática docente.
  • Oferecer devolutiva dos registros das  atividades realizadas pelos  professores iniciantes.
  • Auxiliar o professor inicainte  a aprender a filosofia e  os valores culturais das escolas e a estabelecer um repertório de comportamentos profissionais esperado pela comunidade escolar em que atua.
  • Visitar excepcionalmente o professor iniciante na escola  na qual atua.
  • Manter encontros presenciais com os profesores iniciantes, caso necessário.
  • Promover avaliações sistemáticas junto  ao professor iniciante  sobre o processo de mentoria  re-direcionando-o, caso necessário.