Água, água por toda parte

Título: Água, água por toda parte

Série: Planeta Sob Pressão 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1991

 Duração: 20 minutos

Área: Química

Subárea: Química Ambiental

Sinopse: O filme aborda a água e sua capacidade de dissolver e transportar minerais e nutrientes. Uma estação de tratamento de água é examinada e os problemas gerados pela contaminação da água por resíduos tóxicos também são analisados. 

Comentário: Também são abordados no filme, o ciclo da água e a formação de aqüíferos. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor mostra no filme uma estação de tratamento de água. Cada etapa do tratamento é rapidamente abordada.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

Para descrever o arranjo de átomos no retículo cristalino de um sal, o autor, inicialmente utiliza uma imagem do composto, ou seja, utiliza o modelo macroscópico, e então faz-se um zoom que termina com a utilização do modelo explicativo submicroscópico que aborda, através de animações, o arranjo tridimensional dos átomos em um cristal de sal.
Em um trecho do filme, o autor utiliza uma analogia para abordar a quantidade de água potável existente no planeta. Para isso o autor compara toda quantidade de água existente no planeta a 1 litro de água e a quantidade que corresponde a água potável é representada por uma colher de chá dessa quantia.


Aspectos negativos:

Em um trecho do filme, o autor usa o animismo quando mostra a molécula de água que é denominada molécula Mickey Mouse. Então, para descrever quais os átomos constituintes de uma molécula de água e a sua polaridade, o autor utiliza termos como "orelha" de hidrogênio positivo e "cabeça" de oxigênio com carga parcial negativa.
Também observou-se que o autor utilizou escalas diferentes para representar o ciclo da água. No modelo que ilustra o ciclo da água, certa quantidade da água é representada pelas suas moléculas, enquanto outros elementos que compõem o ciclo, como solo e nuvens são representados normalmente. O uso de escalas diferentes também foi observado quando é abordado o transporte de substâncias tóxicas, provenientes do solo, pela água. Nessa animação, as substâncias tóxicas são representadas inadequadamente por animações como foguetes ou peças de quebra-cabeça que se movimentam em um rio.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

As legendas do filme estão na língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é apresentado através de imagens e animações. A presença de diversas imagens (animais, plantas, cidades, indústrias) e também de animações, que são representações utilizadas para facilitar a compreensão de conceitos, enriquecem o conteúdo abordado e também estimulam visualmente o aluno, direcionando-o para o filme.
Apesar de motivador, pode-se observar no filme a existência do animismo, que é um recurso pedagógico inadequado. Sua utilização pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo. Além do animismo, também utilizo-se diferentes escalas nas animações, ou seja, para abordar um conteúdo, o autor utilizou uma imagem em que o modelo macroscópico e submicroscópico estão representados simultaneamente.
Por fim, por tratar-se de um filme que aborda questões ambientais, os questionamentos apresentados são importantes, pois servem de alerta para os problemas atuais.