Ligações químicas e estrutura atômica

Título: Ligações químicas e estrutura atômica

Série:  

Produtora: Coronet films 

Ano: 1968

 Duração: 23 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: As substâncias que formam o mundo são constituídas por átomos unidos por poderosas forças elétricas; as ligações químicas. As propriedades físicas e químicas das substâncias dependem muito da natureza dessas ligações. O filme nos mostra os conceitos sobre as ligações metálicas, iônicas e covalentes. Algumas propriedades características de cada ligação são apresentadas: condutividade elétrica, condutividade térmica, brilho, teracidade, etc. A regra do octeto é explicada usando o modelo da amônia como exemplo. A ligação polar também é estudada através da molécula da água. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda os conceitos e as propriedades dos compostos que possuem ligações iônicas, metálicas e covalentes. Também se aborda o conceito de forças intermoleculares de Van der Walls, mostrando a sublimação do iodo sob aquecimento, como exemplo. Além disso, a importância econômica dos metais também é apresentada.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O filme inicia-se com imagens sobre o comportamento de determinados compostos quando quebram, mudam de estado ou quando reagem com outros compostos (imagens de gelo sendo quebrado e derretendo, reação do sódio com água, etc.). A partir dessas imagens, o autor levanta questões como "Porque algumas substâncias são sólidas?", "Porque algumas substâncias quando caem, não quebram?" ou "Porque algumas substâncias interagem, absorvem ou liberam energia?". Então, após esses questionamentos, o conteúdo do filme começa a ser apresentado.
Em outro trecho do filme, o autor utiliza a analogia de um campo de futebol para representar as dimensões do átomo (no centro do campo de futebol estaria localizado o núcleo e nas traves estaria localizada a camada de valência).
A linguagem utilizada no filme é simples e de fácil compreensão.


Aspectos negativos:

O modelo explicativo submicroscópico utiliza animações simples que não representam adequadamente o movimento dos átomos e elétrons, como por exemplo, no caso do modelo usado para representar a ligação metálica.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração do filme é clara e pausada, e as legendas estão em português.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio do modelo explicativo macroscópico e do modelo explicativo submicroscópico. Para abordar o modelo macro, várias imagens e experimentos realizados em laboratório, possibilitam a contextualização do conteúdo. Já o modelo submicroscópico é representado por animações muito simples e pouco dinâmicas que podem comprometer a compreensão de determinados conceitos.
A contextualização e o questionamento que o autor faz no início do filme motivam o aluno a compreender o conteúdo, pois relaciona os conceitos químicos a comportamentos observáveis e comuns de vários compostos presentes no seu cotidiano.