A cinética das reações
Título: A cinética das reações
Série: Química Avançada - Equilíbrio Químico
Produtora: TVOntário - Canadá
Ano: 1984
Duração: 9 minutos
Área: Química
Subárea: Físico-Química
Sinopse: O filme apresenta de forma computadorizada, explicações sobre o porquê das reações químicas terem velocidades diferentes. Para tal é introduzida a noção de distribuição de energia numa porção de reagentes, bem a como a de energia de ativação. Também é apresentada uma noção do mecanismo em cadeia para explicar a rápida ocorrência de certas reações.
Comentário: O filme apresenta vários conceitos como, energia cinética das moléculas, a colisão entre elas, a energia de ativação e o que são reações endotérmicas e exotérmicas.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
2. Pedagógica
Aspectos negativos:
O autor também utiliza, em outro trecho do filme, o animismo, para abordar os comportamentos distintos entre moléculas de um mesmo gás. Para isso, algumas moléculas são representadas por esferas com pernas, e enquanto algumas correm outras ficam sentadas e são chamadas pelo narrador de "preguiçosas". Além disso, algumas animações foram utilizadas para abordar conceitos ou para representar o comportamento das moléculas, como por exemplo, o aquecimento de um sistema reacional é feito por um dragão que cospe fogo, a capacidade de algumas moléculas reagirem, devido ao ganho de energia de ativação, é representada por moléculas usando pára-quedas, e que por isso, são capazes de descer um plano inclinado.
3. Técnica
Aspectos positivos:
Aspectos negativos:
COMENTÁRIO FINAL:
A utilização excessiva de animações que apenas "enfeitam" a cena pode comprometer a compreensão do fenômeno e também pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes.
Por fim, a presença de animações em todo filme, inclusive quando se observa os fenômenos a nível macroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.