Átomo de Rutherford - Bohr

Título: Átomo de Rutherford - Bohr

Série: Química Avançada - Configuração Eletrônica e Ligações 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: No filme são discutidas as formas de energia dos elétrons (cinética e potencial) e os níveis de energia. O modelo de átomo com orbitais é apresentado e a distribuição eletrônica é representada graficamente. 

Comentário: O autor também aborda algumas propriedades físicas e químicas dos elementos situados na família dos metais alcalinos. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda o modelo atômico de Bohr e as energias potencial e cinética que estão envolvidas na trajetória do elétron ao redor do núcleo.


2. Pedagógica

Aspectos negativos:

Em um trecho do filme, para ilustrar as forças que mantém prótons e elétrons afastados, utiliza-se uma animação, em que as forças são representadas pela imagem de um menino que está no meio de duas esferas, identificadas com sinais positivo (+) e negativo (-). Para manter as esferas separadas o menino faz força, empurrando-as em sentidos opostos, mas quando não consegue mais segurar, as esferas encontram-se, "amassando" o menino.
A linguagem utilizada no filme é inadequada, pois privilegia basicamente termos científicos.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todas as legendas do filme estão em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é apresentado por meio de animações que abordam basicamente o modelo explicativo submicroscópico. No caso da animação discutida acima, observa-se a descaracterização de um modelo científico usual (no caso, esferas que representam cargas opostas e que se atraem devido a forças que são geralmente representadas por vetores), uma vez que, incluem ilustrações que não são explicitadas pelo autor como exemplos ou analogias, e dessa forma, dá-se a idéia de que são elementos que compõem o modelo científico.
Além do uso inadequado da animação, a linguagem utilizada no filme é muito técnica.
Por fim, a presença de animações em todo filme e também o fato deste só abordar o modelo explicativo submicroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.