Os primeiros modelos
Título: Os primeiros modelos
Série: A Estrutura do Átomo
Produtora: TVOntario - Canadá
Ano: 1984
Duração: 10 minutos
Área: Química
Subárea: Química Geral
Sinopse: Neste filme são apresentados os primeiros conceitos sobre a constituição da matéria e a evolução histórica do conceito de átomo. As leis da conservação da matéria e das proporções constantes são brevemente apresentadas.
Comentário:
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
O autor apresenta uma seqüência cronológica das descobertas científicas, criando uma "linha do tempo", ao narrar eventos passados e as descobertas dos cientistas e filósofos que forneceram o alicerce para o desenvolvimento da teoria atômica.
2. Pedagógica
Aspectos negativos:
O modelo explicativo macroscópico é abordado por meio de animações desnecessárias utilizadas apenas para "enfeitar" a cena.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada.
Aspectos negativos:
Todas as legendas do filme estão em inglês.
COMENTÁRIO FINAL:
O conteúdo do filme é apresentado de maneira contínua, pois procura estabelecer uma seqüência cronológica para as descobertas dos cientistas citados.
O conteúdo proposto é abordado por animações e legendas em inglês que prejudicam a compreensão do conteúdo, pois muitas animações só se tornam claras se as legendas estiverem em português. Além disso, a utilização excessiva de animações que apenas "enfeitam" a cena pode comprometer a compreensão do fenômeno e também pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes.
Por fim, a presença de animações em todo filme, inclusive quando são apresentados fenômenos a nível macroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.
O conteúdo proposto é abordado por animações e legendas em inglês que prejudicam a compreensão do conteúdo, pois muitas animações só se tornam claras se as legendas estiverem em português. Além disso, a utilização excessiva de animações que apenas "enfeitam" a cena pode comprometer a compreensão do fenômeno e também pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes.
Por fim, a presença de animações em todo filme, inclusive quando são apresentados fenômenos a nível macroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.