Acompanhamento para Tutores Regentes da Educação Infantil - 2012

Carga horária 60 horas
Período de inscrição 01/03/2012 - 18/03/2012
Período de realização 26/03/2012 - 15/07/2012
Número de vagas 50
Status Encerrado
Professores responsáveis Luciana Cristina Cardoso, Patricia Maria Fragelli, Renata Portela Rinaldi,
Aldrei Jesus Galhardo Batista, Aline Sommerhalder, Ana Carolina Martini Medeiros Silva, Ana Maria Carriel de Lima Campos, Ana Maria da Luz, Ana Maria Sousa Portela, Ana Paula Gestoso de Souza, Ana Rosa Viudes, Camila Marques dos Santos, Camila Torricelli de Campos, Dulce Masiero Piccolli, Edna Nascimento do Vale, Evelin Oliveira de Rezende, Fernanda Cristina Hellmeister Fabbri, Gisele Patricia Pingueiro Casale, Gláucea Cristina Lorijola Tieni Aroni, Juliana Guedes dos Santos Marconi, Kelly dos Reis Canavez, Lidia Juliana Rodrigues Moraes, Magna Felix Lima, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira, Maria Inês Aoki Ohnuma, Marileusa Aparecida Rorato Jacinto, Rubia Fernanda Quinelatto, Sebastião Severino Neto, Teresinha Fátima Piccolli, Thais Pariz Maluta,
O processo de “Acompanhamento de Tutores Regentes da Educação Infantil” é uma atividade de extensão, na modalidade educação a distância, que visa a acompanhar o desenvolvimento profissional de professores enquanto Tutores Regentes da educação infantil no período em que os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB/UFSCar (LPe-UAB/UFSCar) vão desenvolver o “Estágio Supervisionado em Educação Infantil IV. Inicialmente, o enfoque do processo está na reflexão sobre a construção de uma nova identidade profissional da docência que vai se construir a partir do acompanhamento e orientação do estagiário no contexto de prática – a sala de aula - numa perspectiva de colaboração com os membros da universidade. Dessa forma, entende-se que o estágio assume uma característica profissional – planejada, avaliada e implementada processualmente –  que proporciona ao futuro professor o conhecimento de situações reais da escola e da sala de aula da educação infantil, bem como das rotinas e das necessidades de intervenções necessárias para a condução de um bom processo de ensino e aprendizagem nesse nível de ensino. Nessa perspectiva entende-se que o estágio passa a ser ressignificado constituindo-se numa situação de formação (aluno-estagiário), autoformação (tutor regente) e pesquisa (universidade). De modo geral, o objetivo desse processo é, por um lado, acompanhar e incentivar o aprimoramento do desenvolvimento profissional dos professores tutores regentes da educação infantil, por meio da parceria colaborativa entre a universidade e a escola; e por outro, promover uma formação mais significativa e contextualizada ao futuro professor de modo a superar o paradigma de que o estágio supervisionado é uma prática fragmentada na formação inicial, sem inter-relação, geralmente pautada na simples observação, pelos estagiários, da sala de aula e da escola.