Acompanhamento para Tutores Regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental - 2012
Carga horária | 90 horas |
Período de inscrição | 01/01/2012 - 23/02/2012 |
Período de realização | 27/02/2012 - 17/06/2012 |
Número de vagas | 50 |
Status | Encerrado |
Professores responsáveis | Ione Arsenio da Silva, Luciana Cristina Cardoso, Adriana Helena Bueno Roque, Aldrei Jesus Galhardo Batista, Alice Rezende da Silva, Aline Juliana Oja Persicheto, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Aline Sommerhalder, Ana Lucia Masson Lopes, Ana Maria Carriel de Lima Campos, Ana Maria da Luz, Ana Maria Sousa Portela, Ana Paula Chacur Rodrigues, Ana Paula Gestoso de Souza, Ana Rosa Viudes, Ana Tatiana Staine Cardoso Gobato, Dirce Semensato, Edna Nascimento do Vale, Elisa Gomes Magalhães, Gisele Patricia Pingueiro Casale, Gláucea Cristina Lorijola Tieni Aroni, Juliana Guedes dos Santos Marconi, Lidia Juliana Rodrigues Moraes, Marcia Maria de Mello, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira, Maria Teresa dos Santos Pepe, Marileusa Aparecida Rorato Jacinto, Raquel Moreira, Rosa Maria Moraes Anunciato, Sebastião Severino Neto, Silvia Angelita Rosa, Teresinha Fátima Piccolli, |
O Programa “Formação Continuada de Tutores Regentes para o curso de Licenciatura em Pedagogia UAB/UFSCar” é uma atividade de extensão que visa ampliar a formação inicial dos Tutores Regentes que acompanharão e orientarão os alunos ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado 2. Será desenvolvido, a distância, no Portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) com o objetivo de romper com o paradigma de que a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado são práticas fragmentadas na formação inicial do professor, sem inter-relação com a prática e geralmente pautada na observação pelos estagiários da sala de aula e da escola. O intuito deste programa de acompanhamento dos Tutores Regentes tem como objetivo o investimento no desenvolvimento profissional numa perspectiva continuada tendo a sala de aula e a escola como eixo norteador e articulador de toda a experiência. Visa, ainda, estreitar as relações, num período de mais longo prazo, entre universidade/escola estabelecidas durante o curso inicial de preparação dos professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental para assumirem o papel de formadores da educação básica como co-responsáveis pela formação prática dos futuros professores.