A constante de equilíbrio

Título: A constante de equilíbrio

Série: Química Avançada - Equilíbrio Químico 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Físico-Química

Sinopse: O filme apresenta a expressão da constante de equilíbrio, enfatizando que ela é uma expressão matemática do princípio de Le Chatelier. No início é feita uma rediscussão do princípio de Le Chatelier, enfatizando o efeito do aumento ou diminuição da concentração de reagentes ou produtos. Após, também é apresentado como o princípio de Le Chatelier pode ser observado através do modelo de colisões moleculares. Finalmente introduz-se a expressão da constante de equilíbrio, ou seja, a lei do equilíbrio químico, e interpreta-se o significado de seus possíveis valores. 

Comentário: O filme reapresenta o principio de Le Chatelier e discute como mudanças de temperatura e de concentração dos reagentes altera um sistema em equilíbrio. A expressão da constante de equilíbrio é abordada. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda a expressão da constante de equilíbrio e discute seu significado, inclusive quando se altera o equilíbrio, devido à mudanças na quantidade dos reagentes.


2. Pedagógica

Aspectos negativos:

No início do filme aborda-se a reação de decomposição do N2O4. Então, para representar o aquecimento do sistema reacional utiliza-se uma animação de uma galinha que está em cima do balão reacional fornecendo calor e o resfriamento é mostrado por de um boneco de neve que fica em cima do balão reacional. Na reação de formação do iodeto de hidrogênio, o aquecimento do sistema é ilustrado por meio de um dragão de cospe fogo no balão reacional.
Em outro trecho do filme, o autor faz uso de uma analogia inadequada para abordar a teoria cinética molecular e os choques efetivos. Nessa analogia, o autor compara a reação de formação do HI a partir do iodo e hidrogênio gasoso, a um baile, que é nomeado pelo narrador como um "baile de iodeto de hidrogênio" , onde as moléculas de I2 e H2 chocam-se para "dançar" ou "brigam" e separam-se. Além disso, utiliza-se o animismo, pois as moléculas de reagentes e produtos são representadas com pernas, braços e feições. Expressões como "iodo está no paraíso", também fazem parte da cena.
Também pode-se observar no filme que as os sistemas reacionais são representados separando reagentes e produtos.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

O filme possui legendas em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio de animações que abrangem desde a observação dos fenômenos até o modelo submicroscópico que ilustra a teoria cinética molecular. No caso do modelo explicativo submicroscópico o uso excessivo de recursos pedagógicos como animismos e analogias inadequadas, pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo apresentado.
A utilização excessiva de animações que apenas "enfeitam" pode comprometer a compreensão do fenômeno e também pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes. Além disso, a representação do sistema reacional que separam reagentes e produtos, também podem comprometer a compreensão do conteúdo.
Por fim, a presença de animações em todo filme, inclusive quando se trata da observação os fenômenos a nível macroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.