A constante de equilíbrio
Título: A constante de equilíbrio
Série: Química Avançada - Equilíbrio Químico
Produtora: TVOntário - Canadá
Ano: 1984
Duração: 9 minutos
Área: Química
Subárea: Físico-Química
Sinopse: O filme apresenta a expressão da constante de equilíbrio, enfatizando que ela é uma expressão matemática do princípio de Le Chatelier. No início é feita uma rediscussão do princípio de Le Chatelier, enfatizando o efeito do aumento ou diminuição da concentração de reagentes ou produtos. Após, também é apresentado como o princípio de Le Chatelier pode ser observado através do modelo de colisões moleculares. Finalmente introduz-se a expressão da constante de equilíbrio, ou seja, a lei do equilíbrio químico, e interpreta-se o significado de seus possíveis valores.
Comentário: O filme reapresenta o principio de Le Chatelier e discute como mudanças de temperatura e de concentração dos reagentes altera um sistema em equilíbrio. A expressão da constante de equilíbrio é abordada.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
2. Pedagógica
Aspectos negativos:
Em outro trecho do filme, o autor faz uso de uma analogia inadequada para abordar a teoria cinética molecular e os choques efetivos. Nessa analogia, o autor compara a reação de formação do HI a partir do iodo e hidrogênio gasoso, a um baile, que é nomeado pelo narrador como um "baile de iodeto de hidrogênio" , onde as moléculas de I2 e H2 chocam-se para "dançar" ou "brigam" e separam-se. Além disso, utiliza-se o animismo, pois as moléculas de reagentes e produtos são representadas com pernas, braços e feições. Expressões como "iodo está no paraíso", também fazem parte da cena.
Também pode-se observar no filme que as os sistemas reacionais são representados separando reagentes e produtos.
3. Técnica
Aspectos positivos:
Aspectos negativos:
COMENTÁRIO FINAL:
A utilização excessiva de animações que apenas "enfeitam" pode comprometer a compreensão do fenômeno e também pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes. Além disso, a representação do sistema reacional que separam reagentes e produtos, também podem comprometer a compreensão do conteúdo.
Por fim, a presença de animações em todo filme, inclusive quando se trata da observação os fenômenos a nível macroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.