A inconstância química

Título: A inconstância química

Série: Química Avançada - Equilíbrio Químico 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 10 minutos

Área: Química

Subárea: Físico-Química

Sinopse: O filme apresenta por meio de animações, a 2ª Lei da Termodinâmica (em termos muito simplificados) e o fato das reações químicas poderem ser reversíveis. Isto é feito analisando a reação de decomposição do carbonato de cálcio. Também é apresentada, para sistemas fechados, a noção de equilíbrio químico e o fato dele ser dinâmico, usando-se a reação de decomposição do N2O4. 

Comentário: O autor aborda o conceito de reações exotérmicas e endotérmicas e introduz o conceito de equilíbrio dinâmico. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor inicia a discussão com a 2º lei da termodinâmica e então aborda o conceito de reação irreversível e reversível. Por fim,  explica alguns conceitos sobre equilíbrio dinâmico.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

No inicio do filme uma analogia é utilizada para representar estados de maior e de menor energia, e a tendência natural dos corpos em procurar estados de menor energia. Para isso, mostra-se uma animação de uma pessoa com ski descendo uma montanha nevada.


Aspectos negativos:

Para representar o aquecimento do sistema utiliza-se uma animação de uma galinha em cima do balão reacional fornecendo calor.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todo conteúdo do filme apresenta legendas em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

Todo conteúdo é abordado por meio de animações que representam desde a abordagem dos fenômenos a nível macroscópico, até o modelo submicroscópico.
Em alguns trechos do filme, existem animações que contribuem pouco para acrescentar significados e que também podem desviar a atenção dos alunos de conteúdos mais significativos.
Por fim, cabe ressaltar que a presença somente de animações pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção dos alunos.