Equilíbrio dinâmico

Título: Equilíbrio dinâmico

Série: Química Avançada - Equilíbrio Químico 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Físico-Química

Sinopse: O filme apresenta na forma computadorizada, um modelo para explicar a dinamicidade do equilíbrio. Este modelo de colisões, baseado na teoria cinética molecular, é usado para explicar como a reação pode ocorrer nos dois sentidos. Como exemplo é utilizada a reação entre os gases hidrogênio e iodo, que combinam-se para formar o iodeto de hidrogênio, também no estado gasoso. 

Comentário: No filme aborda-se o equilíbrio através dos seus aspectos qualitativos. A formação de compostos em uma reação química é abordada, enfatizando a velocidade das moléculas e suas colisões. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor dá um exemplo de como se pode medir experimentalmente a dinamicidade do equilíbrio. Para isso, usa a reação do iodo com o hidrogênio gasoso que resulta na formação do HI. Para que seja possível observar se o equilíbrio é estático ou dinâmico, adicionam-se isótopos radioativos de I2 ao sistema reacional para observar se há formação de ácido com átomos de iodo radioativo. Esse exemplo é abordado por meio de animações.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor utiliza o modelo submicroscópico para abordar a teoria cinética molecular. Com esse modelo observa-se o movimento das moléculas e os choques efetivos que levam a formação de um determinado composto.


Aspectos negativos:

O autor utiliza um gráfico para relacionar a energia das moléculas com choques efetivos e a formação de produtos. Nessa animação, utilizam-se muitos elementos que apenas “enfeitam” a cena e que não contribuem para explicar o conteúdo.
Também se pode observar que as animações que representam um sistema reacional, ilustram reagentes e produtos separados, em diferentes recipientes.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

O filme possui legendas em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio de animações que abrangem desde a observação dos fenômenos até o modelo submicroscópico que explica a teoria cinética molecular. O modelo submicroscópico permite que o aluno observe a dinamicidade do movimento molecular e também os choques efetivos entre as moléculas, apesar desta animação apresentar apenas algumas moléculas, e não uma parte considerável do sistema estudado.
A utilização de animações que apenas “enfeitam” a cena pode comprometer a compreensão do fenômeno e também pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes. Além disso, a representação de um sistema reacional que separa reagentes e produtos, também pode comprometer a compreensão do conteúdo.
Por fim, a presença de animações em todo filme, inclusive quando se trata da observação dos fenômenos a nível macroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.