O Processo Haber

Título: O Processo Haber

Série: Química Avançada - Equilíbrio Químico 

Produtora: TVOntário – Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Físico-Química

Sinopse: O filme apresenta de forma simplificada e contextualizada a necessidade estratégica de desenvolver a tecnologia de fixação de nitrogênio na Alemanha do início do século 20 para a produção de fertilizantes e explosivos. Então, aborda-se como se deu o desenvolvido do processo Haber para a produção de amônia. 

Comentário: O autor também apresenta no filme a importância do nitrogênio para as plantas, seres vivos e para a indústria. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor discute inicialmente, a importância do nitrogênio, sua abundância e sua aplicação para fabricação de diversos produtos. Discute-se também aspectos históricos, como a importação de reservas de nitrogênio do Chile para a Europa, principalmente a Alemanha, que usava essas reservas para Agricultura e para a fabricação de bombas.
Então, aborda-se todo processo de desenvolvimento da amônia, considerando o principio de Le Chatelier e também os problemas enfrentados nas primeiras tentativas de sintetizá-la.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O processo de produção da amônia é abordado no filme através de animações que representam esquematicamente o processo industrial.


Aspectos negativos:

Para abordar os problemas do desenvolvimento do processo e as conseqüentes tentativas para tentar aprimorá-lo, o autor utiliza algumas animações desnecessárias como, por exemplo: para mostrar a alteração de pressão do sistema, utiliza-se uma bigorna que é jogada em cima de um frasco reacional, deformando-o.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todas as legendas do filme estão em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

Todo conteúdo é abordado por meio de animações que envolvem desde a abordagem dos aspectos históricos e de fatos do cotidiano, até o modelo submicroscópico. Em todos os modelos explicativos abordados no filme, existem animações que podem comprometer a compreensão do conteúdo e que também podem desviar a atenção dos alunos de conteúdos mais significativos.
O fato do filme apresentar em seu conteúdo, aspectos históricos que enfatizam a importância e o desenvolvimento do processo Haber, torna o filme interessante, uma vez que procura trazer informações que vão além dos conceitos de química.
Por fim, cabe ressaltar que somente a presença de animações pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção dos alunos.