Tendências de Reação

Título: Tendências de Reação

Série: Química Avançada - Equilíbrio Químico 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Físico-Química

Sinopse: O filme apresenta o princípio de Le Chatelier: "se um sistema em equilíbrio é submetido a uma tensão, o sistema muda para aliviar os efeitos da tensão". São apresentadas como tensão alterações de temperatura (considerando exo e endotermicidade) e de pressão (considerando o número de moléculas de reagentes e de produtos na equação química balanceada que expressa a reação). 

Comentário: O filme apresenta o principio de Le Chatelier. Para exemplificá-lo utilizam-se sistemas em equilíbrio que sofrem mudanças de temperatura, pressão e de concentração dos reagentes. 

ANÁLISE:

1. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor inicia o filme resumindo os conceitos apresentados nos outros volumes da série e que servem de base para os conteúdos a serem apresentados.


Aspectos negativos:

A animação que representa a alteração da pressão de um sistema é ilustrada através de uma bigorna que comprime um balão de fundo redondo, modificando sua forma. Em outra animação, a adição de reagentes no sistema reacional é representada por uma seringa, que "dá uma injeção" no balão reacional, adicionando o reagente.
Também se pode observar no filme que as representações de sistemas reacionais em equilíbrio, separam, em recipientes diferentes, reagentes e produtos.


2. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

O filme possui legendas em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio de animações que abrangem basicamente os modelos explicativo simbólico e o modelo submicroscópico, utilizados para explicar o princípio de Le Chatelier quando alterações de temperatura, pressão e concentração ocorrem em sistemas em equilíbrio. O modelo submicroscópico é abordado com animações que não representam claramente os conceitos.
A utilização excessiva de animações que apenas "enfeitam" as cenas, pode comprometer a compreensão do fenômeno e também pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes. Além disso, a representação do sistema reacional que separa reagentes e produtos, também pode comprometer a compreensão do conteúdo.
Por fim, a presença de animações em todo filme, inclusive quando se observa os fenômenos a nível macroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.