Velocidade das reações e equilíbrio

Título: Velocidade das reações e equilíbrio

Série: Coronet Films 

Produtora:  

Ano: 1966

 Duração: 21 minutos

Área: Química

Subárea: Físico-Química

Sinopse: Este filme fornece, através de experimentos, animações e definições, os conceitos básicos de velocidade de reação e equilíbrio. O estudo é feito de modo a mostrar o que altera a velocidade de reação: natureza dos reagentes, área da superfície de contato dos reagentes, a sua concentração, a temperatura do sistema e a presença de catalisadores. 

Comentário: Durante o filme vários exemplos de reações químicas são citados e enfatiza-se a velocidade em que elas ocorrem. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

Inicialmente, o autor cita exemplos de reações que ocorrem no cotidiano e enfatiza a velocidade que elas ocorrem (exemplo: reação do ferro com o ar atmosférico que resulta na formação da ferrugem). Então começa-se a discutir os fatores que alteram a velocidade de uma reação, como a natureza dos reagentes e a superfície de contato.
Também se discute o conceito de equilíbrio químico e os fatores que o alteram.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor aborda o conteúdo através dos modelos explicativos macroscópicos, submicroscópicos e simbólicos. Para abordar os fenômenos macroscopicamente, utiliza-se de imagens do cotidiano e são realizados alguns experimentos, como as reações de decomposição do N2O4 em diferentes temperaturas e também do peróxido de oxigênio, com a adição de catalisador e mudança de temperatura.
O autor também faz uso de uma analogia para explicar a energia de ativação e o papel do catalisador. Assim, a reação é representada por uma bola, que tenta subir uma colina (a colina representa a energia de ativação necessária para que a reação ocorra). Uma vez que a bola subiu a colina, formam-se os produtos. A presença de catalisador no sistema reacional é representada na analogia, por um atalho para descer a colina.
A linguagem utilizada pelo narrador é adequada.


Aspectos negativos:

O modelo submicroscópico é abordado através de animações que apresentam pouca dinamicidade e dessa forma não representam adequadamente o movimento das moléculas, a teoria das colisões e as mudanças que ocorrem no movimento molecular quando se altera a velocidade da reação.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada e as legendas estão em língua portuguesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio dos modelos explicativos macroscópico e submicroscópico. Esses modelos são representados través de imagens do cotidiano, realização de experimentos e também por animações. A relação com o cotidiano e a realização de experimentos encontra-se em vários pontos do filme. O modelo submicroscópico é abordado através de animações pouco dinâmicas que não representam adequadamente o movimento das moléculas.