Título: Velocidade das reações e equilíbrio
Série: Coronet Films
Produtora:
Ano: 1966
Duração: 21 minutos
Área: Química
Subárea: Físico-Química
Sinopse: Este filme fornece, através de experimentos, animações e definições, os conceitos básicos de velocidade de reação e equilíbrio. O estudo é feito de modo a mostrar o que altera a velocidade de reação: natureza dos reagentes, área da superfície de contato dos reagentes, a sua concentração, a temperatura do sistema e a presença de catalisadores.
Comentário: Durante o filme vários exemplos de reações químicas são citados e enfatiza-se a velocidade em que elas ocorrem.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
Inicialmente, o autor cita exemplos de reações que ocorrem no cotidiano e enfatiza a velocidade que elas ocorrem (exemplo: reação do ferro com o ar atmosférico que resulta na formação da ferrugem). Então começa-se a discutir os fatores que alteram a velocidade de uma reação, como a natureza dos reagentes e a superfície de contato.
Também se discute o conceito de equilíbrio químico e os fatores que o alteram.
2. Pedagógica
Aspectos positivos:
O autor aborda o conteúdo através dos modelos explicativos macroscópicos, submicroscópicos e simbólicos. Para abordar os fenômenos macroscopicamente, utiliza-se de imagens do cotidiano e são realizados alguns experimentos, como as reações de decomposição do N2O4 em diferentes temperaturas e também do peróxido de oxigênio, com a adição de catalisador e mudança de temperatura.
O autor também faz uso de uma analogia para explicar a energia de ativação e o papel do catalisador. Assim, a reação é representada por uma bola, que tenta subir uma colina (a colina representa a energia de ativação necessária para que a reação ocorra). Uma vez que a bola subiu a colina, formam-se os produtos. A presença de catalisador no sistema reacional é representada na analogia, por um atalho para descer a colina.
A linguagem utilizada pelo narrador é adequada.
Aspectos negativos:
O modelo submicroscópico é abordado através de animações que apresentam pouca dinamicidade e dessa forma não representam adequadamente o movimento das moléculas, a teoria das colisões e as mudanças que ocorrem no movimento molecular quando se altera a velocidade da reação.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada e as legendas estão em língua portuguesa.
COMENTÁRIO FINAL:
O conteúdo do filme é abordado por meio dos modelos explicativos macroscópico e submicroscópico. Esses modelos são representados través de imagens do cotidiano, realização de experimentos e também por animações. A relação com o cotidiano e a realização de experimentos encontra-se em vários pontos do filme. O modelo submicroscópico é abordado através de animações pouco dinâmicas que não representam adequadamente o movimento das moléculas.