O ataque ácido

Título: O ataque ácido

Série: Planeta Sob Pressão 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1991

 Duração: 19 minutos

Área: Química

Subárea: Química Ambiental

Sinopse: No inicio do filme é abordado rapidamente os conceitos de ácidos e bases, e explica a formação, natureza e efeitos da chuva ácida em uma região onde existem seres animais e vegetais. Também são descritas em detalhe as mortes de um lago e de uma árvore provocadas pela diminuição do ph. 

Comentário: Inicialmente o autor discute alguns conceitos sobre ácidos e bases. Então, passa a discutir sobre chuva ácida e seus efeitos que causa no meio-ambiente. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor utiliza-se de uma experiência realizada em um lago Canadense que recebia constantemente, quantidades não determinadas de ácido. O autor apresentou as mudanças do ph do lago, oriundas da experiência e com ela as conseqüências geradas ao lago, aos animais e plantas da região. Pode-se observar através dessa experiência que pequenas alterações nos valores de ph acarretaram em grandes mudanças ao ambiente estudado.


Aspectos negativos:

Em um trecho do filme, quando se aborda a diluição de um ácido, mostra-se na imagem que a água é adicionada ao ácido. A forma correta de se realizar a diluição de um ácido é sempre acrescenta-lo a uma quantidade de água já existente no frasco reacional.


2. Pedagógica

Aspectos negativos:

Pode-se observar em vários trechos do filme que o autor utilizou escalas diferentes para representar determinados conteúdos, como por exemplo, para abordar a emissão de SO2 pelas chaminés de indústrias, moléculas de SO2 são representadas saindo de chaminés, outro exemplo é quando se aborda a diluição de um ácido, para abordar esse fenômeno, o autor representa moléculas de ácido dentro de um Béquer contendo água.
Também se pode observar, juntamente com a abordagem em escalas diferentes, que quando se aborda a síntese do ácido sulfúrico, a molécula de H2SO4 formada é representada, não com o modelo convencional de esferas, mas sim como um pequeno barril.
Em outro trecho do filme, quando se aborda a reação de neutralização com o modelo explicativo submicroscópico, a união de uma molécula de ácido com uma molécula de base, resulta em um sal que passa a ser representado por um modelo onde as esferas apresentam cores totalmente diferentes das cores das moléculas reagentes de origem. Além disso, não se observa nesse modelo, a formação da molécula de água.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todas as legendas do filme estão em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é apresentado através de imagens e animações. A presença de diversas imagens (animais, plantas, cidades, indústrias) e também de animações, que são representações utilizadas para facilitar a compreensão de conceitos, enriquecem o conteúdo abordado e também estimulam visualmente o aluno, direcionando-o para o filme.
Apesar de motivador, pode-se observar o uso de diferentes escalas nas animações, ou seja, para abordar um conteúdo, o autor utilizou uma imagem em que o modelo macroscópico e submicroscópico estão representados simultaneamente. Além disso, a presença de problemas nos modelos explicativos submicroscópicos utilizados também podem comprometer a compreensão do conteúdo proposto.
Além de equívocos no uso de recursos pedagógicos, a abordagem inadequada da diluição de um ácido, além de conceitualmente errada, pode ser perigosa se usada como modelo para realização de algum experimento.
Por tratar-se de um filme que aborda questões ambientais, os questionamentos apresentados são importantes, pois servem de alerta para os problemas atuais.