O solo vivo
Título: O solo vivo
Série: Planeta Sob Pressão
Produtora: TVOntário - Canadá
Ano: 1991
Duração: 20 minutos
Área: Química
Subárea: Química Ambiental
Sinopse: O filme mostra como os nutrientes são fundamentais para o crescimento das plantas: húmus, fungos, nitrogênio e as bactérias fixadoras de nitrogênio. Também aborda-se como acontece a captura de nutrientes pela planta, e também como o solo é afetado com o desflorestamento e técnicas agrícolas não adequadas. Observa-se também a relação entre o declínio da qualidade do solo e o aumento do uso dos fertilizantes químicos para a produção de alimentos.
Comentário: O autor do filme aborda a composição do solo e como as plantas captam os nutrientes necessários para a manutenção da vida. Também discute-se a exploração que o homem faz do solo, desde técnicas de rotação de culturas até a utilização de fertilizantes.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
2. Pedagógica
Aspectos positivos:
Aspectos negativos:
Também se observou que o autor utilizou escalas diferentes para representar, por exemplo, a presença do nitrogênio na atmosfera. A molécula de nitrogênio é representada movimentando-se pela atmosfera.
Pode-se observar também o uso do animismo durante a narração. Alguns exemplos do uso desse recurso são: a molécula de nitrogênio é “obstinada” (termo utilizado para afirmar que a molécula de N2 não rompe suas ligações), plantas não liberam facilmente “as chaves do depósito” (referindo-se ao nitrogênio que as plantas possuem) e que bactérias decompositoras são “agentes funerários” (termo usado para referir-se a função das bactérias).
3. Técnica
Aspectos positivos:
Aspectos negativos:
COMENTÁRIO FINAL:
Apesar de motivador, pode-se observar no filme a existência do animismo, que é um recurso pedagógico inadequado, pois sua utilização pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo. Além do animismo, também se utilizou diferentes escalas nas animações, ou seja, para abordar um conteúdo, o autor utilizou uma imagem em que o modelo macroscópico e submicroscópico estão representados simultaneamente.
Por tratar-se de um filme que aborda questões ambientais, os questionamentos apresentados são importantes, pois servem de alerta para os problemas atuais.