O solo vivo

Título: O solo vivo

Série: Planeta Sob Pressão 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1991

 Duração: 20 minutos

Área: Química

Subárea: Química Ambiental

Sinopse: O filme mostra como os nutrientes são fundamentais para o crescimento das plantas: húmus, fungos, nitrogênio e as bactérias fixadoras de nitrogênio. Também aborda-se como acontece a captura de nutrientes pela planta, e também como o solo é afetado com o desflorestamento e técnicas agrícolas não adequadas. Observa-se também a relação entre o declínio da qualidade do solo e o aumento do uso dos fertilizantes químicos para a produção de alimentos. 

Comentário: O autor do filme aborda a composição do solo e como as plantas captam os nutrientes necessários para a manutenção da vida. Também discute-se a exploração que o homem faz do solo, desde técnicas de rotação de culturas até a utilização de fertilizantes. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda no filme como o homem foi mudando as técnicas de plantio para se adequar à demanda cada vez maior de alimentos, devido ao aumento da população. As conseqüências dessas mudanças, como esgotamento do solo e erosão, também são abordadas.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O modelo explicativo macroscópico é abordado com várias imagens da fauna, flora e de zonas urbanas.


Aspectos negativos:

Em um trecho do filme, utilizam-se animações para abordar a formação do húmus. Essas animações constituem-se de imagens muito simplificadas que são pouco ilustrativas para abordar os conceitos.
Também se observou que o autor utilizou escalas diferentes para representar, por exemplo, a presença do nitrogênio na atmosfera. A molécula de nitrogênio é representada movimentando-se pela atmosfera.
Pode-se observar também o uso do animismo durante a narração. Alguns exemplos do uso desse recurso são: a molécula de nitrogênio é “obstinada” (termo utilizado para afirmar que a molécula de N2 não rompe suas ligações), plantas não liberam facilmente “as chaves do depósito” (referindo-se ao nitrogênio que as plantas possuem) e que bactérias decompositoras são “agentes funerários” (termo usado para referir-se a função das bactérias).


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todo conteúdo do filme apresenta legendas em língua inglesa. Em alguns trechos do filme, a compreensão do conteúdo é afetada devido à falta das legendas em português.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é apresentado através de imagens e animações. A presença de diversas imagens (animais, plantas, cidades, indústrias) e também de animações, que são representações utilizadas para facilitar a compreensão de conceitos, enriquecem o conteúdo abordado e também estimulam visualmente o aluno, direcionando-o para o filme.
Apesar de motivador, pode-se observar no filme a existência do animismo, que é um recurso pedagógico inadequado, pois sua utilização pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo. Além do animismo, também se utilizou diferentes escalas nas animações, ou seja, para abordar um conteúdo, o autor utilizou uma imagem em que o modelo macroscópico e submicroscópico estão representados simultaneamente.
Por tratar-se de um filme que aborda questões ambientais, os questionamentos apresentados são importantes, pois servem de alerta para os problemas atuais.