Repartindo o carbono
Título: Repartindo o carbono
Série: Planeta Sob Pressão
Produtora: TVOntario - Canadá
Ano: 1991
Duração: 19 minutos
Área: Química
Subárea: Química Ambiental
Sinopse: Ao explorar o ciclo do carbono pelas quatro "esferas" (geosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera), o filme mostra como o movimento do carbono e de outros elementos pela biosfera proporciona a vida. A capacidade da biosfera em se adequar às mudanças na balança de nutrientes é explorada, e a influência esmagadora da atividade humana nestes sistemas globais é discutida.
Comentário:
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
O autor explica o ciclo do carbono, a formação das rochas sedimentares e do petróleo. A ação do homem e os efeitos que ele causa nesse ciclo também são abordados.
2. Pedagógica
Aspectos positivos:
O modelo explicativo macroscópico é abordado através de imagens e animações tridimensionais.
O autor utiliza o modelo explicativo submicroscópico para representar a infinidade de compostos químicos presentes na terra. O mesmo modelo é utilizado para representar o átomo de carbono e sua capacidade de ligar-se com outros elementos químicos (como oxigênio, nitrogênio e hidrogênio), e com outros átomos de carbono.
O autor utiliza o modelo explicativo submicroscópico para representar a infinidade de compostos químicos presentes na terra. O mesmo modelo é utilizado para representar o átomo de carbono e sua capacidade de ligar-se com outros elementos químicos (como oxigênio, nitrogênio e hidrogênio), e com outros átomos de carbono.
Aspectos negativos:
O autor explica o ciclo do carbono utilizando simultaneamente modelo explicativo macroscópico e submicroscópico.
Pode-se observar também, o uso do animismo em alguns termos como “ânsia” para referir-se ao átomo de carbono e sua capacidade de ligar-se com outros compostos e também quando se afirma que os átomos de carbono ficam “trancados” dentro de uma folha.
Pode-se observar também, o uso do animismo em alguns termos como “ânsia” para referir-se ao átomo de carbono e sua capacidade de ligar-se com outros compostos e também quando se afirma que os átomos de carbono ficam “trancados” dentro de uma folha.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada.
Aspectos negativos:
Todas as legendas do filme estão em inglês.
COMENTÁRIO FINAL:
O conteúdo do filme é apresentado através de imagens e animações. A presença de diversas imagens (animais, plantas, cidades, indústrias) e também de animações, que são representações utilizadas para facilitar a compreensão de conceitos, enriquecem o conteúdo abordado e também estimulam visualmente o aluno, direcionando-o para o filme.
Apesar de motivador, pode-se observar no filme a existência do animismo, que é um recurso pedagógico inadequado, pois sua utilização pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo.
Por tratar-se de um filme que aborda questões ambientais, os questionamentos apresentados são importantes, pois servem de alerta para os problemas atuais.
Apesar de motivador, pode-se observar no filme a existência do animismo, que é um recurso pedagógico inadequado, pois sua utilização pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo.
Por tratar-se de um filme que aborda questões ambientais, os questionamentos apresentados são importantes, pois servem de alerta para os problemas atuais.