Repartindo o carbono

Título: Repartindo o carbono

Série: Planeta Sob Pressão 

Produtora: TVOntario - Canadá 

Ano: 1991

 Duração: 19 minutos

Área: Química

Subárea: Química Ambiental

Sinopse: Ao explorar o ciclo do carbono pelas quatro "esferas" (geosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera), o filme mostra como o movimento do carbono e de outros elementos pela biosfera proporciona a vida. A capacidade da biosfera em se adequar às mudanças na balança de nutrientes é explorada, e a influência esmagadora da atividade humana nestes sistemas globais é discutida. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor explica o ciclo do carbono, a formação das rochas sedimentares e do petróleo. A ação do homem e os efeitos que ele causa nesse ciclo também são abordados.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O modelo explicativo macroscópico é abordado através de imagens e animações tridimensionais.
O autor utiliza o modelo explicativo submicroscópico para representar a infinidade de compostos químicos presentes na terra. O mesmo modelo é utilizado para representar o átomo de carbono e sua capacidade de ligar-se com outros elementos químicos (como oxigênio, nitrogênio e hidrogênio), e com outros átomos de carbono.


Aspectos negativos:

O autor explica o ciclo do carbono utilizando simultaneamente modelo explicativo macroscópico e submicroscópico.
Pode-se observar também, o uso do animismo em alguns termos como “ânsia” para referir-se ao átomo de carbono e sua capacidade de ligar-se com outros compostos e também quando se afirma que os átomos de carbono ficam “trancados” dentro de uma folha.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todas as legendas do filme estão em inglês.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é apresentado através de imagens e animações. A presença de diversas imagens (animais, plantas, cidades, indústrias) e também de animações, que são representações utilizadas para facilitar a compreensão de conceitos, enriquecem o conteúdo abordado e também estimulam visualmente o aluno, direcionando-o para o filme.
Apesar de motivador, pode-se observar no filme a existência do animismo, que é um recurso pedagógico inadequado, pois sua utilização pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo.
Por tratar-se de um filme que aborda questões ambientais, os questionamentos apresentados são importantes, pois servem de alerta para os problemas atuais.