A história da química e seus conceitos básicos

Título: A história da química e seus conceitos básicos

Série: Química – SBJ Produções 

Produtora: SBJ Produções 

Ano: 1999

 Duração: 26 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: Introdução à química. A química na atualidade e no nosso cotidiano. Conceitos básicos da química: matéria, corpo e objeto. Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Fenômeno físico e químico. Substâncias puras e misturas. Métodos de separação de misturas. 

Comentário: O autor aborda alguns aspectos históricos e também a importância e a presença da química em indústrias, na conservação de alimentos, no desenvolvimento de fármacos, cosméticos e pesticidas. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

No filme mostram-se alguns fatos da história que podem ser considerados os primórdios da Ciência Química, como o cozimento da carne na pré-história, a fabricação de potes de barro, as técnicas de mumificação e extração de corantes. Além disso, também comenta-se algumas contribuições e práticas dos alquimistas.
O autor enfatiza que a imagem negativa atribuída a Química deve-se ao fato que seu uso indevido gera problemas ambientais como poluição de rios, do ar e também que essa ciência pode ser usada para fabricação de bombas.


2. Pedagógica

Aspectos negativos:

O autor explica os estados físicos da matéria inicialmente por meio do modelo explicativo submicroscópico e só então mostra o modelo explicativo macroscópico. Além disso, o modelo explicativo submicroscópico utilizado não representa claramente o comportamento das moléculas nos três estados físicos, é um modelo que utiliza círculos para representar moléculas que apresentam movimentos muito restritos, mesmo quando se explica o estado sólido de um composto.
Em um trecho do filme, quando se aborda a sublimação, utiliza-se como exemplo, as pastilhas de naftalina, que são colocadas em gavetas de roupas. A sublimação de uma pastilha de naftalina é mostrada através de seu desaparecimento, e não pela diminuição gradual de tamanho. O mesmo ocorre quando se aborda a ferrugem em uma palha de aço, o narrador aborda o conceito da oxidação, mas a palha de aço mostrada não apresenta ferrugem.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada e as legendas estão em português.


Aspectos negativos:

Em alguns trechos do filme, o fundo e algumas legendas apresentam cores muito fortes que dificultam a leitura.


COMENTÁRIO FINAL:

Filme muito extenso, com grande quantidade de informação conceitual, muitas vezes abordada de forma superficial. Além disso, aborda-se pouco o modelo explicativo submicroscópico que quando é apresentado, não representa com clareza o movimento das moléculas e os choques entre elas. A maioria dos fenômenos também são mostrados por animações.
Por fim, cabe ressaltar que a presença de muita informação conceitual e o fato do filme ser muito extenso pode torná-lo menos efetivo para prender a atenção do aluno e principalmente para auxiliar na compreensão dos conceitos apresentados.