A radioatividade

Título: A radioatividade

Série: Química – SBJ Produções 

Produtora: SBJ Produções 

Ano: 1999

 Duração: 24 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: O surgimento da radioatividade. As leis da radioatividade. Efeitos provocados por emissões radioativas. Tempo de meia-vida. Aplicações da radioatividade. Fissão nuclear. A bomba atômica. O reator nuclear. Fusão nuclear. Lixo nuclear. Acidentes radioativos. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda a fusão nuclear que ocorre no sol, devido à fusão dos átomos de hidrogênio, que liberam grande quantidade de energia. Também é abordada a bomba de fissão nuclear que foi usada durante a segunda guerra mundial em Hiroshima e Nagasaki. Os acidentes radioativos que ocorreram no Brasil também são abordados.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor faz uso de uma analogia para explicar como a tabela periódica é organizada. Para isso, compara a tabela a um supermercado que é organizado de forma que os alimentos similares ficam sempre próximos. Da mesma forma, na tabela periódica, os elementos com propriedades afins são agrupados.


Aspectos negativos:

Os conceitos apresentados no filme são abordados de maneira demasiadamente técnica por meio de legendas e narração. Pouca discussão sobre os conteúdos é realizada durante o filme.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada e as legendas estão em português.


Aspectos negativos:

Observaram-se erros de ortográfica, como por exemplo, substância foi escrita como “subtância”.
Em outro trecho do filme, uma tabela que contém dados sobre o uso de energia nuclear por país é utilizada. Porém, os dados são praticamente ilegíveis, pois as letras são muito pequenas.


COMENTÁRIO FINAL:

Filme muito extenso, com grande quantidade de informação conceitual que é abordada de maneira muito técnica, pressupondo-se que os espectadores já possuem algum conhecimento sobre o conteúdo. Os três modelos explicativos são abordados nesse filme, porém em ordem totalmente aleatória.
Por fim, cabe ressaltar que a presença de muita informação conceitual e o fato do filme ser muito extenso pode torná-lo menos efetivo para prender a atenção do aluno.