Apresentação dos jogadores
Título: Apresentação dos jogadores
Série: Química Avançada - Configuração Eletrônica e Ligações
Produtora: TVOntário - Canadá
Ano: 1984
Duração: 10 minutos
Área: Química
Subárea: Química Geral
Sinopse: O filme trata do conceito de átomo e levanta questões que têm como solução à interpretação da matéria por meio de sua constituição. São explicados o que são elétron, próton e nêutron e o modelo atômico de Rutherford é discutido.
Comentário: O conteúdo do filme baseia-se no modelo atômico de Rutherford.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
O autor aborda no filme os isótopos do hidrogênio e suas propriedades físicas e químicas.
2. Pedagógica
Aspectos positivos:
O autor utiliza o modelo explicativo submicroscópico para representar a estrutura atômica segundo o modelo de Rutherford.
Aspectos negativos:
Para representar, através de animações, o movimento de moléculas de um composto em diferentes temperaturas, o modelo explicativo submicroscópico utilizado não representa os choques que ocorrem entre as moléculas. Além disso, em outro trecho do filme, uma animação representa um núcleo atômico dentro de um recipiente, e dessa forma, não se tem o cuidado de representar ambas as ilustrações na mesma escala. O mesmo problema foi observado quando o autor explica a diferença de massa entre um próton e um elétron. Para isso, faz-se uso de uma animação onde uma balança de dois pratos compara a massa de um próton (representado por uma esfera) com a massa de um grande número de elétrons (também representado por esferas).
Também se pode observar no filme, o uso de animismo para representar diferentes átomos. Eles são distinguidos, no filme, por meio de esferas com feições humanas distintas.
Também se pode observar no filme, o uso de animismo para representar diferentes átomos. Eles são distinguidos, no filme, por meio de esferas com feições humanas distintas.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada.
Aspectos negativos:
Todas as legendas do filme estão na língua inglesa.
COMENTÁRIO FINAL:
Todo conteúdo do filme é apresentado com animações que contemplam basicamente o modelo explicativo submicroscópico. Esse modelo é utilizado pelo autor juntamente com animações que não representam corretamente as escalas, ou seja, representações que correspondem ao modelo explicativo submicroscópico são mostradas simultaneamente com ilustrações que representam o modelo explicativo macroscópico. Além disso, também encontra-se no filme, o animismo.
Os recursos usados para abordar o tema e que estão descritos acima são considerados inadequados, pois podem comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito dos conteúdos apresentados.
Por fim, a presença de animações em todo filme e também o fato desse só abordar o modelo explicativo submicroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.
Os recursos usados para abordar o tema e que estão descritos acima são considerados inadequados, pois podem comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito dos conteúdos apresentados.
Por fim, a presença de animações em todo filme e também o fato desse só abordar o modelo explicativo submicroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.