Átomo de Rutherford - Bohr
Título: Átomo de Rutherford - Bohr
Série: Química Avançada - Configuração Eletrônica e Ligações
Produtora: TVOntário - Canadá
Ano: 1984
Duração: 9 minutos
Área: Química
Subárea: Química Geral
Sinopse: No filme são discutidas as formas de energia dos elétrons (cinética e potencial) e os níveis de energia. O modelo de átomo com orbitais é apresentado e a distribuição eletrônica é representada graficamente.
Comentário: O autor também aborda algumas propriedades físicas e químicas dos elementos situados na família dos metais alcalinos.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
O autor aborda o modelo atômico de Bohr e as energias potencial e cinética que estão envolvidas na trajetória do elétron ao redor do núcleo.
2. Pedagógica
Aspectos negativos:
Em um trecho do filme, para ilustrar as forças que mantém prótons e elétrons afastados, utiliza-se uma animação, em que as forças são representadas pela imagem de um menino que está no meio de duas esferas, identificadas com sinais positivo (+) e negativo (-). Para manter as esferas separadas o menino faz força, empurrando-as em sentidos opostos, mas quando não consegue mais segurar, as esferas encontram-se, "amassando" o menino.
A linguagem utilizada no filme é inadequada, pois privilegia basicamente termos científicos.
A linguagem utilizada no filme é inadequada, pois privilegia basicamente termos científicos.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada.
Aspectos negativos:
Todas as legendas do filme estão em língua inglesa.
COMENTÁRIO FINAL:
O conteúdo do filme é apresentado por meio de animações que abordam basicamente o modelo explicativo submicroscópico. No caso da animação discutida acima, observa-se a descaracterização de um modelo científico usual (no caso, esferas que representam cargas opostas e que se atraem devido a forças que são geralmente representadas por vetores), uma vez que, incluem ilustrações que não são explicitadas pelo autor como exemplos ou analogias, e dessa forma, dá-se a idéia de que são elementos que compõem o modelo científico.
Além do uso inadequado da animação, a linguagem utilizada no filme é muito técnica.
Por fim, a presença de animações em todo filme e também o fato deste só abordar o modelo explicativo submicroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.
Além do uso inadequado da animação, a linguagem utilizada no filme é muito técnica.
Por fim, a presença de animações em todo filme e também o fato deste só abordar o modelo explicativo submicroscópico, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.