Como os átomos se ligam

Título: Como os átomos se ligam

Série: Química Avançada - Configuração Eletrônica e Ligações 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 10 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: O filme ilustra com recursos gráficos, as forças de atração e de repulsão entre os elétrons e prótons. Com o mesmo recurso é discutida a formação de ligações covalentes e iônicas. 

Comentário: O autor utiliza-se de modelos explicativos submicroscópicos para representar como são formadas as ligações covalentes e iônicas. As configurações eletrônicas também são abordadas para explicar o comportamento dos átomos quando interagem com outros. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda a configuração eletrônica dos átomos, o número atômico, as forças de repulsão e atração que existem entre os núcleos e os elétrons e discute a importância dessas forças na formação das ligações químicas.
Também discute-se no filme porque o gás nobre hélio não combina-se com outros átomos.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor utiliza o modelo explicativo submicroscópico para representar a formação da ligação na molécula de hidrogênio e também para representar porque átomos de hélio não se ligam.


Aspectos negativos:

O autor utiliza o animismo para representar átomos ligando-se, Nesse caso, o modelo utilizado representa os átomos de oxigênio, hidrogênio, ouro e hélio com feições.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todo filme apresenta legendas na língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

Todo o conteúdo do filme é constituído por animações, que abordam basicamente o modelo explicativo submicroscópico. A utilização de animações em todo filme pode tornar-lo pouco atrativo para o aluno.
Também pode-se observar a presença do animismo, usado para representar alguns átomos. O uso desse recurso é questionável, uma vez que pode levar o aluno a atribuir significados incorretos a determinados conteúdos.