Elementos compostos e misturas

Título: Elementos compostos e misturas

Série:  

Produtora: Coronet Films 

Ano: 1966

 Duração: 21 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: As substâncias da natureza em sua maioria são matérias compostas de misturas heterogêneas e homogêneas e de substâncias simples e compostas. O filme apresenta os métodos de separação de uma mistura. Através de processo físico de centrifugação, pode-se conhecer a composição do sangue. O petróleo também é outro exemplo de mistura que, através da destilação fracionada, permite a separação das frações líquidas que o compõem e consequentemente podem-se conhecer as respectivas propriedades físicas de cada parte, como a gasolina, o óleo diesel e o querosene. Para as substâncias puras, o processo de separação usado é o químico, como a água que, que através de eletrólise, tem seus componentes elementares separados. Os compostos, como a água, são formados de elementos, unidades básicas de matéria, que não podem ser subdivididos ou transformados por processos químicos. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

É possível observar a formação de cristais de sal à medida que uma pequena quantidade de água do mar é evaporada. Da mesma forma, é possível observar a dissolução de cristais de sal, quando se adiciona água.
Alguns processos de separação de misturas também são abordados. A centrifugação para separar os constituintes do sangue, a destilação simples para separar a água e do sal r e a destilação fracionada para separar as frações do petróleo. A eletrólise da água também é abordada.
O autor também apresenta, de maneira simplificada, os espectros e inclusive dá um exemplo prático de sua função. No caso mostra-se o uso dos espectros para identificar um composto desconhecido.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor utiliza o modelo explicativo macroscópico para mostrar exemplos de misturas e seus processos de separação. No caso dos processos de separação, são mostrados sistemas de destilação simples e fracionada e também o sistema de eletrólise da água.
O autor utiliza, para resumir os conceitos, um diagrama que contém desde o conceito de matéria até os conceitos de substâncias puras e soluções.
O autor também utiliza uma analogia para explicar qual a função de um espectro. Para isso, ele compara um espectro de um metal a uma impressão digital que é única, para cada indivíduo, assim como o espectro de um metal.
A linguagem utilizada no filme é adequada.


Aspectos negativos:

O modelo submicroscópico é abordado rapidamente para representar uma mistura homogenia. Nessa representação, todas as moléculas da solução são representadas através de círculos com cores iguais, com movimentos restritos e sem choques entre as moléculas vizinhas.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada e as legendas do filme estão em língua portuguesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é basicamente abordado através do modelo explicativo macroscópico, que constitui-se de várias imagens da natureza e também de experimentos realizados em laboratório. A presença de imagens e de experimentos torna o filme motivador O único ponto fraco do filme é a abordagem do modelo explicativo submicroscópico, que ocorre durante um trecho do filme. Essa abordagem ocorreu com animações muito simplificadas que não permitem a observação, a nível molecular, da solução. Porém, esse fato deve-se, em grande parte, ao ano de produção do filme.