Título: Fórmulas e Equações
Série:
Produtora: Coronet Films
Ano: 1966
Duração: 11 minutos
Área: Química
Subárea: Química Geral
Sinopse: Histórico evolutivo dos símbolos dos elementos. O filme mostra como os símbolos têm sido usados desde a época dos alquimistas para representar os elementos que constituem as substâncias. Também são apresentadas as primeiras noções de uma equação química e seu balanceamento - Lei da Conservação de Massas. São mostradas as características principais que diferenciam ácidos, sais e bases, além da necessidade de uso das fórmulas estruturais para determinados compostos. Compostos com mesmo número de elementos diferem-se estruturalmente. À medida que se conhece a Química, maior número de símbolos, fórmulas e equações são usados para descrever elementos, compostos e reações químicas. É demonstrado como se monta uma equação química formando a reação.
Comentário:
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
O autor inicia o filme discutindo que o uso de símbolos para representação sempre foi utilizado, inclusive pelos alquimistas, que usavam símbolos para representar os elementos, terra, fogo, água e ar.
2. Pedagógica
Aspectos positivos:
Para abordar o conteúdo o autor utiliza o modelo explicativo macroscópico e simbólico. Assim, no filme algumas reações químicas são realizadas em laboratório e também são mostrados, a partir da observação da tabela periódica, exemplos de substâncias formadas por alguns dos elementos da tabela, como o ferro, o sódio metálico e o iodo. Então, para complementar as observações a nível macroscópico, o autor utiliza a linguagem simbólica da química para representar compostos, substâncias puras e também para representar as reações químicas.
A linguagem utilizada no filme é adequada.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada e as legendas estão em língua portuguesa.
COMENTÁRIO FINAL:
O conteúdo do filme é abordado através dos modelos explicativos macroscópico e simbólico. Dessa forma, pode-se observar no filme, a presença de imagens que mostram reações químicas realizadas em laboratório e também imagens de substâncias, simples ou compostas. As representações simbólicas são utilizadas no filme, para representar as reações químicas e também para nomear as substâncias citadas. Além disso, o autor aborda de maneira interessante, a importância histórica da utilização de símbolos.