Matéria e teoria molecular

Título: Matéria e teoria molecular

Série:  

Produtora: Coronet Films 

Ano: 1985

 Duração: 13 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: A teoria molecular, primeiramente, foi utilizada para explicar o comportamento dos gases. À medida que os cientistas foram capazes de relacionar ao comportamento das partículas em movimento às características observadas nos sólidos e líquidos, desenvolveu-se uma teoria geral da matéria, a partir dessa teoria molecular. Neste filme, microfotografias e modelos auxiliam a compreender que os sólidos são compostos de átomos e moléculas, dispostos segundo padrões ordenados, chamados "retículos cristalinos" e, esta disposição que dá aos cristais suas formas características. Outros modelos mostram como a disposição e a movimentação das moléculas determina a natureza dos gases, líquidos e sólidos. Um forno elétrico, ligado a um microscópio  permite a observação da fusão tanto nos sólidos, líquidos e gases. Essa observação permite também compreender por que este comportamento é um importante indício da teoria molecular. Estão presentes neste filme, explicações sobre o movimento Browniano, relação entre calor e movimentação das moléculas e mudanças de estado; demonstra-se ainda por que os gases são facilmente comprimidos, ao contrário dos sólidos e líquidos. 

Comentário: O autor aborda os estados físicos da matéria, a energia cinética das moléculas e também a alteração dessa energia quando se altera a temperatura. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor explica a teoria molecular através de exemplos, como a difusão entre placas de ouro e prata que ocorre a alta temperatura. Essa difusão é inicialmente mostrada em laboratório e também através de um modelo que representa a abordagem submicroscópica.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor aborda o conteúdo através dos modelos explicativos macroscópico e submicroscópico. O modelo macro é representado por várias imagens, principalmente de práticas experimentais que abordam a difusão, tanto entre sólidos, como em líquidos e gases. A representação do modelo explicativo submicroscópico ocorre por meio de modelos que representam à dinamicidade dos movimentos de moléculas.
A abordagem submicroscópica é realizada através de modelos mecânicos, ou seja, os modelos são construídos com várias esferas e a movimentação dessas ocorre mecanicamente.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado através de imagens, que representam tanto os modelos explicativos macroscópico como o submicroscópico. As imagens mostram várias práticas experimentais sobre difusão e a representação desses fenômenos a nível submicroscópico é realizada através de modelos que representam eficazmente os conceitos propostos.