Menor que o menor

Título: Menor que o menor

Série: A Estrutura do Átomo 

Produtora: TVOntario - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: Este filme apresenta experimentos clássicos que levaram a descoberta do elétron e do próton 

Comentário: O filme aborda a teoria atômica de Dalton, as descobertas de M. Faraday e os experimentos com tubos de raios catódicos de Proust e Thompson. Os experimentos de Mulliken e o modelo do pudim de passas de Thompson também são abordados. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O filme apresenta várias descobertas científicas que contribuíram para o desenvolvimento da teoria atômica. Os experimentos que levaram a tais descobertas também são brevemente abordados.


Aspectos negativos:

A lei de proporções definidas de Proust utiliza como exemplo uma molécula de gás carbônico que é representada com geometria angular, sendo que a representação correta da geometria da molécula é linear.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

A linguagem utilizada no filme é, em geral, adequada. Mas em alguns momentos utiliza-se tanto uma linguagem com termos técnicos quanto termos coloquiais.


Aspectos negativos:

O autor utiliza o animismo como recurso pedagógico para abordar os postulados de Dalton. O animismo é um recurso que dá características humanas a coisas. No caso do filme, esferas que representam átomos e moléculas possuem olhos, boca, são diferenciados através do uso de acessórios como chapéus e laços de cabelo e para representar a formação e rompimento de ligações, aparecem beijando-se ou brigando.
A animação que corresponde ao experimento do tubo de raios catódicos de Thompson apresenta muitas informações, ou seja, à medida que o conteúdo é narrado acrescenta-se à animação outros desenhos e outras informações que congestionam a imagem.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração do filme é clara e pausada


Aspectos negativos:

O filme apresenta todas suas legendas em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo filme é abordado através de animações que possuem legendas em inglês e que eventualmente podem prejudicar a compreensão do conteúdo proposto. Além disso, a utilização excessiva de animações que apenas “enfeitam” a cena pode comprometer a compreensão do fenômeno e também pode acabar distraindo o aluno, que tira sua atenção das animações que carregam significados importantes.
Outro fator negativo do filme é o uso do animismo, que pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo apresentado.
Por fim, a presença de animações em todo filme pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.