Metais e sólidos iônicos

Título: Metais e sólidos iônicos

Série: Química Avançada - Configuração Eletrônica e Ligações 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: O autor do filme apresenta a formação de ligações metálicas e a relação entre a ligação e algumas propriedades dos metais (condução de eletricidade e calor). A formação de sólidos iônicos e algumas propriedades também são apresentadas. 

Comentário: O autor apresenta no filme as ligações metálicas e as propriedades dos metais e também aborda as propriedades dos cristais iônicos. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor apresenta algumas propriedades dos metais, como condutividade e maleabilidade. Algumas propriedades dos sólidos iônicos também são abordadas.


Aspectos negativos:

Durante o filme mostra-se um modelo simplificado da tabela periódica. Enquanto a tabela é mostrada o narrador afirma que os metais da tabela estão situados à esquerda e essa afirmação é representada na tabela através do destaque de algumas regiões. Mas, as regiões destacadas compreendem apenas a família dos metais alcalinos, alcalinos terrosos e dos lantanídeos. Os metais de transição não são destacados.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O modelo submicroscópico é abordado pelo autor para explicar a ligação metálica. O modelo ilustra os elétrons dos átomos de um metal que ficam frouxamente ligados aos seus respectivos núcleos e que dessa forma, movimentam-se ao redor de outros núcleos, formando as ligações.


Aspectos negativos:

No inicio do filme algumas animações são representadas por meio do animismo.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

Todas as legendas do filme estão em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio de animações que abrangem basicamente o modelo submicroscópico que representa as ligações metálicas e iônicas. O modelo submicroscópico permite que o aluno observe os modelos que descrevem a formação das ligações metálicas, a formação de cristais iônicos e também de algumas propriedades dos metais e dos compostos iônicos.
Por fim, a presença de animações em todo filme e a ausência de fenômenos observáveis macroscopicamente, pode tornar o filme pouco atrativo para atrair a atenção do aluno.