O modelo de Bohr

Título: O modelo de Bohr

Série: A Estrutura do Átomo 

Produtora: TVOntario - Canadá 

Ano: 1984

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: Neste filme é apresentado o modelo atômico de Bohr e discutido o caminho percorrido para a elaboração deste modelo. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor apresenta os conceitos que levaram a formação do modelo atômico de Bohr. Também se discute o espectro de emissão do átomo de hidrogênio quando esse é bombardeado por elétrons.


2. Pedagógica

Aspectos negativos:

No filme aborda-se o modelo atômico de Bohr por meio do modelo explicativo submicroscópico que é representado por algumas animações que sofrem apenas algumas modificações durante a explicação do narrador.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração do filme é clara e pausada.


Aspectos negativos:

O filme apresenta legendas em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

Todo conteúdo do filme é apresentado por meio de animações que representam basicamente o modelo explicativo submicroscópico. O autor do filme apresenta os conceitos que levaram a construção do modelo atômico de Bohr, esses por serem mais elaborados e por estarem sendo apresentados através de animações simples, que apesar de ilustrar o conteúdo podem não despertar o interesse do aluno para o assunto, podem diminuir a eficácia do filme como recurso pedagógico para abordar o tema proposto. Além disso, a presença de legendas na língua inglesa, também pode contribuir para a ineficiência do filme.