O modelo mecânico ondulatório
Título: O modelo mecânico ondulatório
Série: A Estrutura do Átomo
Produtora: TVOntario - Canadá
Ano: 1984
Duração: 9 minutos
Área: Química
Subárea: Química Geral
Sinopse: Neste filme a natureza do elétron é explorada e uma nova maneira de explicar as observações de Bohr é proposta.
Comentário: O autor discute o modelo atômico atual que leva em consideração que as partículas não se comportam nem como onda nem como partícula. O princípio de incerteza de Heisenberg e os números quânticos também são apresentados no filme.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
O autor aborda o principio da incerteza de Heisenberg e também apresenta os quatro números quânticos através do uso de exemplos, como os números quânticos do átomo de hidrogênio.
2. Pedagógica
Aspectos negativos:
O autor utiliza uma animação para ilustrar que não se pode prever o caminho percorrido por um elétron. Assim, ilustra-se um homem de binóculos procurando um elétron que passa rapidamente por ele, sem que ele veja.
Em outro trecho do filme, a equação que representa as ondas de matéria de Broolie, é representada com seus termos em inglês.
Em outro trecho do filme, a equação que representa as ondas de matéria de Broolie, é representada com seus termos em inglês.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada.
Aspectos negativos:
Todas as legendas do filme estão em inglês. Inclusive, algumas equações são representadas com termos em inglês.
COMENTÁRIO FINAL:
O conteúdo apresentado no filme é elaborado, pois envolve conceitos de química quântica. Além da complexidade, as animações usadas para representar os conceitos e as legendas em inglês podem comprometer a compreensão do conteúdo pelo aluno.
As animações são muito simples (um exemplo é a abordagem do modelo atômico atual por meio de animações que representam modelos bidimensionais) e podem ser pouco atrativas para prender a atenção do aluno.
As animações são muito simples (um exemplo é a abordagem do modelo atômico atual por meio de animações que representam modelos bidimensionais) e podem ser pouco atrativas para prender a atenção do aluno.