Soluções (iônica e molecular)

Título: Soluções (iônica e molecular)

Série:  

Produtora: Coronet Films 

Ano: 1966

 Duração: 22 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: A maioria das substâncias de nosso planeta encontra-se em forma de misturas (soluções). Essas misturas vão desde os oceanos e mares, que são imensas soluções, até microscópicas células vivas. As soluções são indispensáveis no preparo de muitos alimentos. O filme mostra a diferença entre suspensão, dispersão coloidal e solução verdadeira. As soluções são estudadas, através de animações com modelos e experimentos, apresentando noções básicas sobre soluções do tipo: sólido + liquido; gás + liquido; gás + gás. Também é dado o conceito de compatibilidade entre soluto e solvente, ou seja, soluto polar se dissolve em solvente polar; soluto apolar em solvente apolar. É analisado o equilíbrio de saturação, a supersaturação e é definida a molaridade como uma medida da concentração: m= moles de soluto/ litro de solução. São apresentados conceitos de ionização e dissolução e pressão de vapor da água com e sem soluto. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor inicia o filme citando a presença e a função das soluções nos oceanos, nas células, nos organismos simples e complexos. Assim, discute-se a importância das soluções como meio reacional e como catalisador.
Então, para entender o que é uma solução e como as partículas se organizam, o autor discute as propriedades de uma suspensão (no caso, água e argila) e uma dispersão coloidal (água e gelatina) e as compara com as propriedades de uma solução.
Também é discutida no filme, a importância da água como solvente. As características de substâncias apolares e polares são abordadas e exemplos são apresentados, como mistura de água e óleo.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor aborda o conteúdo através do uso dos modelos explicativos macroscópico, submicroscópico e simbólico. Durante o filme várias imagens são mostradas como exemplos de soluções homogêneas e heterogêneas. O modelo submicroscópico representa o comportamento das moléculas de soluto e solvente e o modelo simbólico é abordado em alguns trechos do filme.
A linguagem utilizada no filme é adequada.


Aspectos negativos:

O modelo explicativo submicroscópico utilizado pelo autor, não simula claramente o movimento e interação das partículas de uma solução.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada e as legendas do filme estão em português.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado através de imagens e animações. As imagens presentes permitem desde a contextualização do conteúdo até a observação de fenômenos. Já as animações que representam o modelo explicativo submicroscópico apresentam pouca dinamicidade e não representam claramente o movimento e as interações entre as partículas de uma solução. Dessa forma, o autor apresenta o filme de maneira objetiva, com contextualização e realização de experimentos.