Tipos de reações químicas

Título: Tipos de reações químicas

Série:  

Produtora: Coronet Films 

Ano: 1966

 Duração: 0 minutos

Área: Química

Subárea: Química Geral

Sinopse: O filme apresenta, através de modelos químicos e de experiências, os tipos existentes de reações químicas. São 4 tipos de reação : 1) combinação ou síntese: duas substâncias simples se combinam para formar uma terceira mais complexa; 2) decomposição ou análise: quando um composto complexo origina substâncias mais simples; 3) simples troca ou deslocamento: quando o elemento de uma substância simples substitui outro elemento de um composto; 4) dupla troca: quando partes de dois compostos trocam de lugar. 

Comentário: As reações são abordadas inicialmente através de práticas experimentais, que permitem a visualização das evidências da ocorrência de uma reação química. Os modelos explicativos submicroscópico e simbólico também são abordados. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda as reações de combinação, simples-troca, decomposição e dupla-troca. Todos os tipos de reações são abordados com práticas experimentais.
No experimento que aborda a reação de decomposição da água, o autor realiza um teste para identificar os gases que são liberados em cada eletrodo. Quando se coloca a chama no tubo com H2 gasoso, observa-se uma pequena explosão, já no tubo contendo gás oxigênio, pode-se observar o aumento da chama.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O conteúdo do filme é abordado através de vários exemplos de reações químicas. Inicialmente mostra-se algumas práticas experimentais como a queima da fita de magnésio, formação do sulfeto de cobre, do cloreto de amônio, etc. Então, aborda-se o conteúdo por meio do modelo explicativo simbólico e então utiliza-se um modelo explicativo submicroscópico que é representado por esferas de isopor que representam o rompimento e formação de ligações químicas.
Além disso, a linguagem utilizada é adequada e ao final do filme, um breve resumo do conteúdo abordado é apresentado.


Aspectos negativos:

O modelo explicativo submicroscópico utilizado não apresenta os aspectos dinâmicos, ou seja, não apresenta o movimento das moléculas de reagente, com seus choques, que resultam na quebra de ligação e formação de produtos. O modelo utilizado ilustra o rompimento e formação de ligação em moléculas isoladas.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

As legendas com os nomes dos óxidos estão em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio de imagens que representam os tipos de reações químicas através da observação das evidências da ocorrência de uma reação química. Juntamente com as imagens de práticas experimentais realizadas em laboratório, o autor utiliza a simbologia química e um modelo submicroscópico com esferas de isopor para abordar os conceitos envolvidos. No entanto, o modelo submicroscópico não ilustra a dinamicidade do movimento de átomos e moléculas nos sistemas estudados.