Ácidos, bases e sais

Título: Ácidos, bases e sais

Série:  

Produtora: Coronet Films 

Ano: 1966

 Duração: 20 minutos

Área: Química

Subárea: Química Inorgânica

Sinopse: Ácidos, bases e sais são substâncias que mantêm estreita relação entre si e são de fundamental importância na Química, como em uma sociedade produtiva e industrial baseada na tecnologia. Através de experimentos e animações com as fórmulas estruturais, mostra-se o comportamento de uma substância em relação a outra e como ocorrem as reações. Os corantes usados nas experiências é que determinam se a substância é ácida ou base. Tornasol - cor vermelha = ácido; cor azul = base. 

Comentário: O filme aborda as teorias ácido-base de Brostwed e Lowry e de Lewis. Também é discutido, através de experimentos e modelos submicroscópicos de fórmulas estruturais, o comportamento de uma substância em relação à outra e como ocorrem as reações. Identificação de ácidos e bases por meio de indicadores, a introdução e a aplicação do conceito de ph, medidas de condutividade de soluções e força de ácidos e bases são tópicos abordados no filme. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda o conceito de ph e dá exemplos da importância do controle do ph em industrias de refrigerantes, no sangue e na fermentação. Também discute-se brevemente sobre a chuva ácida.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

No filme, os conceitos são abordados juntamente com vários exemplos do cotidiano (um dos exemplos aborda a utilização de ácido em baterias de automóveis para conduzir corrente elétrica. Esse exemplo acompanha a discussão sobre os ácidos)
O filme utiliza os três modelos explicativos (macroscópico, submicroscópico e simbólico), para abordar o tema. O modelo macroscópico é representado através de imagens de reações químicas realizadas em laboratório e de fenômenos do cotidiano.
A linguagem utilizada é adequada.


Aspectos negativos:

O modelo explicativo submicroscópico é utilizado para explicar a reação de ácidos e bases com água. Essa abordagem é feita com modelos moleculares bidimensionais de bolas e traços.
As animações que representam o comportamento de ácidos e bases com a água e as reações de neutralização constituem-se de modelos que não representam os choques entre as moléculas nem seus movimentos vibracionais.
O modelo submicroscópico que aborda o comportamento da amônia em água representa o átomo de oxigênio da molécula de água e o átomo de nitrogênio da amônia através de um círculo de mesma cor, porém de tamanhos ligeiramente diferentes.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração do filme é clara e pausada, e as legendas estão em português.


COMENTÁRIO FINAL:

Os conceitos de ácidos, bases e sais são abordados utilizando os modelos explicativos macroscópicos, submicroscópicos e simbólicos. O modelo explicativo macroscópico utiliza imagens de reações que ocorrem em laboratório assim como medidas de algumas propriedades como condutividade e ph, e apresentam as evidências da ocorrência de uma reação química (desprendimento de gás, mudança de cor, medições com aparelhos, etc.). Além disso, utiliza-se a contextualização através de imagens e exemplos do cotidiano.
O modelo explicativo submicroscópico utilizado não representa corretamente o comportamento de ácidos e bases em água e as reações de neutralização. São modelos bidimensionais pouco dinâmicos. Apesar disso, o conteúdo é abordado de maneira clara e objetiva. A presença de vários exemplos de reações e da contextualização torna o filme interessante e eficiente para abordar o tema que propõe.