Conhecendo a tabela periódica

Título: Conhecendo a tabela periódica

Série: Química – SBJ Produções 

Produtora: SBJ Produções 

Ano: 1999

 Duração: 22 minutos

Área: Química

Subárea: Química Inorgânica

Sinopse: Histórico da tabela periódica. Classificação da tabela: períodos e grupos ou famílias. Classificação dos elementos segundo suas propriedades físicas. Propriedades periódicas dos elementos: raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade e eletropositividade. Aplicações mais importantes dos principais elementos. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos negativos:

A distribuição eletrônica do sódio é representada incorretamente da seguinte forma, 1s2 2s2 2p6 3s2.
Em um trecho do filme o narrador afirma que vai abordar a distribuição eletrônica dos elementos da família do carbono. Então o narrador afirma que vai utilizar o cálcio como exemplo, mas a animação esta mostrando, a distribuição eletrônica do átomo de carbono. Dessa forma, o narrador erra quando afirma que o elemento é o cálcio e não o carbono. Outro erro semelhante ocorre quando na animação da tabela periódica, mostra-se o bromo (Br), mas na legenda, que nomeia os elementos, é escrito boro.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O autor faz uso de uma analogia para explicar como a tabela periódica é organizada. Para isso, compara a tabela a um supermercado que é organizado de forma que os alimentos similares ficam sempre próximos. Da mesma forma que na tabela periódica, os elementos com propriedades afins são agrupados.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada e as legendas estão em português.


Aspectos negativos:

Em alguns trechos do filme, o fundo e algumas legendas apresentam cores muito fortes que dificultam a leitura. Além disso, vários erros de ortográfica foram observados, como por exemplo: a palavra enxofre foi escrita como "enchofre" e actinídeos foi escrita como "acnídeo".


COMENTÁRIO FINAL:

Filme muito extenso, com grande quantidade de informação conceitual, muitas vezes abordada de forma superficial. Os conteúdos são abordados basicamente através do modelo explicativo simbólico.
Além disso, a presença de vários erros, tanto conceituais como de ortografia, podem comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito dos conceitos apresentados.
Por fim, cabe ressaltar que a presença de muita informação conceitual e o fato do filme ser muito extenso pode torná-lo pouco efetivo para prender a atenção do aluno.