A colheita das enzimas

Título: A colheita das enzimas

Série: Conceitos em Ciências - Química Orgânica I 

Produtora: TVOntario – Canadá 

Ano: 1987

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Química Orgânica

Sinopse: Por meio de representações gráficas, é explorada a ligação de uma enzima com seu substrato. A ação das enzimas na redução da energia de ativação de uma reação é abordada, e aplicações industriais são tratadas. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor cita a especificidade que existe entre uma enzima e seu substrato e também a função catalítica das enzimas no organismo humano, ou seja, mostra que através das enzimas, as reações metabólicas ocorrem com menor quantidade de energia.


2. Pedagógica

Aspectos negativos:

O autor utiliza o animismo quando representa enzimas do organismo humano. Essas enzimas são representadas com feições, pernas e braços. Além disso, a linguagem do filme também utiliza o animismo, ou seja, termos como "substrato preso em uma camisa de força" ou "na olimpíada das enzimas" são exemplos do uso desse recurso.
Em outro trecho do filme, o autor utiliza um gráfico para explicar a energia de uma reação em função do tempo. Nesse gráfico observa-se que diferentes escalas foram utilizadas, ou seja, elementos que compõem o modelo explicativo macroscópico e submicroscópico são representados simultaneamente. O autor também explica, através de um modelo bidimensional que mistura simultaneamente, o modelo explicativo submicroscópico e simbólico, o mecanismo da reação de uma enzima e seu substrato, no caso, a hidrólise de uma proteína.


3. Técnica

Aspectos positivos:

Narração clara e pausada.


Aspectos negativos:

O filme possui legendas em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado de maneira descontínua, sem uma ordem aparente. Várias informações são transmitidas utilizando animações e linguagem imprópria, que podem não ser compreendidas pelos alunos.
Outro aspecto importante é a presença de animações em todo o filme, inclusive em partes que poderiam ter sido filmadas e que dessa forma, poderiam facilitar a associação das evidências observadas na ocorrência de um fenômeno com as explicações do próprio fenômeno no nível submicroscópico. Além disso, as animações são muito simples e podem tornar-se pouco atrativas para os alunos.