A forma do carbono

Título: A forma do carbono

Série: Conceitos em Ciências - Química Orgânica I 

Produtora: TVOntário - Canadá 

Ano: 1987

 Duração: 9 minutos

Área: Química

Subárea: Química Orgânica

Sinopse: Neste filme é apresentada, por meio de recursos gráficos, a distribuição dos elétrons nos orbitais do carbono. Uma seqüência de animações gráficas que inicia-se com os orbitais 1s, 2s e 2p, resulta no modelo para o orbital híbrido sp³. 

Comentário: O filme aborda como são formadas as ligações nos hidrocarbonetos através de um modelo tridimensional, que ilustra a formação de orbitais híbridos. 

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O modelo planetário que representa a estrutura atômica simplificada é transformado, camada por camada, no modelo de orbitais atômicos 1s, 2s e 2p. A diferença de energia entre os orbitais também é abordada.
Também é mostrada a geometria da molécula do metano que é resultante da formação dos orbitais híbridos sp3.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

O modelo explicativo submicroscópico utilizado para representar os orbitais atômicos e o orbital híbrido sp3 é adequado.


Aspectos negativos:

Pode-se observar, na narração, a utilização do animismo. Termos como "orbital órfão", "elétron é chutado" e "elétron faminto", são utilizados para referir-se aos orbitais atômicos e os elétrons em um átomo.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada.


Aspectos negativos:

O filme apresenta legendas em língua inglesa.


COMENTÁRIO FINAL:

O conteúdo do filme é abordado por meio do modelo submicroscópico que ilustra tridimensionalmente o modelo de orbitais atômicos e a formação dos orbitais híbridos sp3 no metano.
O uso do animismo pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo apresentado.
Por fim, as animações que representam o modelo explicativo submicroscópico permitem que o aluno observe mais adequadamente o modelo de orbitais. No entanto, cabe ressaltar que por ser constituído apenas de animações de modelos submicroscópicos, o filme pode ser pouco atrativo para prender a atenção do aluno.