A química dos remédios, dos fármacos e dos medicamentos

Título: A química dos remédios, dos fármacos e dos medicamentos

Série:  

Produtora: Limite Produções – Química Nova na Escola 

Ano: 2004

 Duração: 23 minutos

Área: Química

Subárea: Química Orgânica

Sinopse: O autor apresenta durante todo o filme, um histórico sobre os fármacos. Além disso, através do modelo de chave-fechadura é explicado como os fármacos atuam no organismo. 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos positivos:

O autor aborda, rapidamente, as drogas e os malefícios que ela pode causar ao indivíduo.


Aspectos negativos:

Em um trecho do filme, quando realiza-se uma entrevista com um cidadão, o entrevistado cita que o uso de plantas com propriedades medicinais é melhor, pois "não contém química". Essa afirmação, em nenhum momento do filme é questionada.


2. Pedagógica

Aspectos positivos:

Durante quase todo filme utiliza-se o modelo explicativo macroscópico. Esse modelo é representado por várias imagens, como uma fábrica de remédios sintéticos e entrevistas com especialistas.
O modelo explicativo submicroscópico é representado no filme através de uma analogia que compara o mecanismo de ação do fármaco ao modelo de chave-fechadura.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada. As legendas do filme estão em português.


COMENTÁRIO FINAL:

No filme é abordado um histórico sobre os fármacos e também como é o mecanismo de ação desses no organismo. Além disso, a questão das drogas é rapidamente abordada. Esses conceitos são explicados, durante entrevistas, com a observação de fenômenos e também por meio do modelo explicativo submicroscópico e simbólico. O modelo explicativo submicroscópico é representado no filme através de animações que representam a comparação do mecanismo de ação do fármaco ao modelo de chave-fechadura.
Em alguns trechos do filme pode-se observar que os conceitos são apresentados no filme de maneira informativa, pois não se observa a preocupação de abordar os temas através dos modelos explicativos. Assim, o filme apresenta um caráter mais informativo do que didático.