Carbono, o conciliador
Título: Carbono, o conciliador.
Série: Conceitos em Ciências - Química Orgânica I
Produtora: TVOntário - Canadá
Ano: 1987
Duração: 10 minutos
Área: Química
Subárea: Química Orgânica
Sinopse: O filme mostra como a teoria do vitalismo é derrubada a partir do momento que substâncias orgânicas passaram a ser sintetizadas. As fórmulas das substâncias orgânicas são explicadas com base no tipo de ligação química feita pelo átomo de carbono.
Comentário: O filme aborda o desenvolvimento da química orgânica, desde a teoria do vitalismo, a síntese da uréia por Wöhler e os postulados de Kekulé.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
No início do filme apresenta-se um pequeno histórico sobre o desenvolvimento da química orgânica.
2. Pedagógica
Aspectos negativos:
O autor faz uso de uma analogia para abordar a formação da ligação na molécula de LiF. A formação da ligação do fluoreto de lítio é comparada a um “casamento perfeito”, onde os opostos se atraem, inclusive, a fórmula molecular do fluoreto de lítio é colocada, na animação, dentro de um coração.
Além da analogia, pode-se observar no filme o uso do animismo quando o narrador usa termos como: “o átomo de carbono pode ser pão-duro como um átomo de hélio, caso perca 4 elétrons, ou ele pode ser peso pesado como um átomo de neônio, caso receba 4 elétrons, mas que no fim, o átomo de carbono resolve fazer um acordo e passa a compartilhar seus elétrons”.
Além da analogia, pode-se observar no filme o uso do animismo quando o narrador usa termos como: “o átomo de carbono pode ser pão-duro como um átomo de hélio, caso perca 4 elétrons, ou ele pode ser peso pesado como um átomo de neônio, caso receba 4 elétrons, mas que no fim, o átomo de carbono resolve fazer um acordo e passa a compartilhar seus elétrons”.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada.
Aspectos negativos:
O filme possui legendas em língua inglesa.
COMENTÁRIO FINAL:
O conteúdo do filme é abordado por meio de animações que representam principalmente o modelo explicativo submicroscópico, que no caso consiste basicamente no modelo atômico de Rutherford. Além disso, discute-se brevemente o histórico do desenvolvimento da química orgânica.
Os recursos pedagógicos utilizados no filme como a analogia inadequada da ligação covalente no LiF e o animismo pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo apresentado.
Por fim, a presença de animações em todo filme, que privilegiam basicamente o modelo explicativo submicroscópico, pode torná-lo pouco atrativo para o aluno.
Os recursos pedagógicos utilizados no filme como a analogia inadequada da ligação covalente no LiF e o animismo pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo apresentado.
Por fim, a presença de animações em todo filme, que privilegiam basicamente o modelo explicativo submicroscópico, pode torná-lo pouco atrativo para o aluno.