Estudo das Propriedades das Substâncias Orgânicas
Título: Estudo das Propriedades das Substâncias Orgânicas
Série: Química – SBJ Produções
Produtora: SBJ Produções
Ano: 1999
Duração: 18 minutos
Área: Química
Subárea: Química Orgânica
Sinopse: Questões básicas sobre as substâncias orgânicas. Polaridade das moléculas. Forças intermoleculares. Ponto de ebulição. As principais funções orgânicas e o ponto de ebulição. Solubilidade das substâncias orgânicas
Comentário:
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos negativos:
O autor compara os pontos de ebulição do éter e da água. Para isso, o aquecimento dos dois compostos é feito com bico de Bunsen.
Em outro trecho do filme, aborda-se o momento dipolar em uma molécula com grupo funcional álcool. Para isso, representa-se a fórmula estrutural da molécula, mas não se observa a presença do átomo de oxigênio.
Em alguns trechos do filme, o narrador afirma que durante o aquecimento de um composto, "as ligações rompem-se" ao invés de afirmar que o que se rompem são as interações intermoleculares.
Em outro trecho do filme, aborda-se o momento dipolar em uma molécula com grupo funcional álcool. Para isso, representa-se a fórmula estrutural da molécula, mas não se observa a presença do átomo de oxigênio.
Em alguns trechos do filme, o narrador afirma que durante o aquecimento de um composto, "as ligações rompem-se" ao invés de afirmar que o que se rompem são as interações intermoleculares.
2. Pedagógica
Aspectos negativos:
O modelo explicativo submicroscópico é utilizado para explicar as forças intermoleculares. Para isso, são utilizadas animações muito simplificadas e pouco ilustrativas para abordar o conceito.
Em vários trechos do filme, várias imagens são utilizadas, enquanto conceitos são apresentados. As imagens utilizadas correspondem a práticas comuns da biologia, como a preparação de culturas de microorganismos ou de observações com microscópicos ópticos. Essas imagens não servem para ilustrar os conceitos que são apresentados.
Em vários trechos do filme, várias imagens são utilizadas, enquanto conceitos são apresentados. As imagens utilizadas correspondem a práticas comuns da biologia, como a preparação de culturas de microorganismos ou de observações com microscópicos ópticos. Essas imagens não servem para ilustrar os conceitos que são apresentados.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada e as legendas estão em português.
Aspectos negativos:
As animações que representam à formação e extração do petróleo possuem cores muito claras e qualidade gráfica ruim, sendo, portanto, pouco nítidas.
COMENTÁRIO FINAL:
Filme que apresenta grande quantidade de informação conceitual, muitas vezes abordada de forma superficial. Para isso, utilizam-se os modelos explicativos macroscópico, submicroscópico e simbólico que são apresentados sem uma ordem aparente. Além disso, o modelo explicativo submicroscópico não representa com clareza o movimento das moléculas e as interações intermoleculares.
Por fim, a presença de erros conceituais pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo apresentado.
Por fim, a presença de erros conceituais pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo apresentado.