Estudo das Propriedades das Substâncias Orgânicas

Título: Estudo das Propriedades das Substâncias Orgânicas

Série: Química – SBJ Produções 

Produtora: SBJ Produções 

Ano: 1999

 Duração: 18 minutos

Área: Química

Subárea: Química Orgânica

Sinopse: Questões básicas sobre as substâncias orgânicas. Polaridade das moléculas. Forças intermoleculares. Ponto de ebulição. As principais funções orgânicas e o ponto de ebulição. Solubilidade das substâncias orgânicas 

Comentário:  

ANÁLISE:

1. Conceitual

Aspectos negativos:

O autor compara os pontos de ebulição do éter e da água. Para isso, o aquecimento dos dois compostos é feito com bico de Bunsen.
Em outro trecho do filme, aborda-se o momento dipolar em uma molécula com grupo funcional álcool. Para isso, representa-se a fórmula estrutural da molécula, mas não se observa a presença do átomo de oxigênio.
Em alguns trechos do filme, o narrador afirma que durante o aquecimento de um composto, "as ligações rompem-se" ao invés de afirmar que o que se rompem são as interações intermoleculares.


2. Pedagógica

Aspectos negativos:

O modelo explicativo submicroscópico é utilizado para explicar as forças intermoleculares. Para isso, são utilizadas animações muito simplificadas e pouco ilustrativas para abordar o conceito.
Em vários trechos do filme, várias imagens são utilizadas, enquanto conceitos são apresentados. As imagens utilizadas correspondem a práticas comuns da biologia, como a preparação de culturas de microorganismos ou de observações com microscópicos ópticos. Essas imagens não servem para ilustrar os conceitos que são apresentados.


3. Técnica

Aspectos positivos:

A narração é clara e pausada e as legendas estão em português.


Aspectos negativos:

As animações que representam à formação e extração do petróleo possuem cores muito claras e qualidade gráfica ruim, sendo, portanto, pouco nítidas.


COMENTÁRIO FINAL:

Filme que apresenta grande quantidade de informação conceitual, muitas vezes abordada de forma superficial. Para isso, utilizam-se os modelos explicativos macroscópico, submicroscópico e simbólico que são apresentados sem uma ordem aparente. Além disso, o modelo explicativo submicroscópico não representa com clareza o movimento das moléculas e as interações intermoleculares.
Por fim, a presença de erros conceituais pode comprometer o entendimento do conteúdo apresentado, uma vez que podem induzir os alunos a atribuir significados errados a respeito do conteúdo apresentado.