Título: Polietileno
Série: Conceitos em Ciências - Química Orgânica I
Produtora: TVOntario - Canadá
Ano: 1987
Duração: 9 minutos
Área: Química
Subárea: Química Orgânica
Sinopse: Neste filme é introduzido o conceito de monômetro, polímero e radical livre. Uma animação gráfica ilustra o processo industrial para a obtenção do polietileno e apresenta algumas aplicações para este polímero.
Comentário: A obtenção do polietileno abordada no filme envolve desde a obtenção do etano, a síntese do etileno até a obtenção do polímero. Discute-se também a diferença entre polímeros de baixa e alta densidade, citando exemplos.
ANÁLISE:
1. Conceitual
Aspectos positivos:
O autor cita vários exemplos de materiais feitos de polietileno e também aborda sua importância histórica. Também é explicada a diferença entre as estruturas dos polímeros de alta e baixa densidade e exemplos são citados.
2. Pedagógica
Aspectos positivos:
Para abordar o mecanismo de polimerização do etileno o autor faz uso dos modelos explicativos macroscópico, submicroscópico e simbólico, respectivamente.
Aspectos negativos:
A diferença de massa existente entre um polímero e seu monômero é abordada através de uma animação de uma balança de dois pratos que compara a massa entre os compostos que são representados por suas massas moleculares.
Os processos industriais envolvidos para a compressão do etileno e produção do polietileno são representados através de animações que simplificam demasiadamente o processo e dessa forma são apenas representações parciais do processo industrial.
A linguagem utilizada no filme é inadequada, pois utiliza muitos termos técnicos.
3. Técnica
Aspectos positivos:
A narração é clara e pausada.
Aspectos negativos:
Todas as legendas do filme estão em inglês.
COMENTÁRIO FINAL:
O conteúdo do filme é apresentado com animações que representam os processos industriais de obtenção do polietileno a partir do etano, assim como alguns exemplos de produtos constituídos desse polímero. Entretanto, tais animações não representam, muitas vezes, os processos reais de produção, sendo, portanto animações meramente ilustrativas. Esse fato pode levar o aluno a tirar conclusões equivocadas a respeito do tema abordado, principalmente quanto ao processo industrial. Além disso, a simplicidade das imagens pode tornar o filme pouco atrativo para prender a atenção do aluno.