Conteúdos das atividades de mentoria
https://web06dev1.ufscar.br/pt-br/nav/mentoria/conteudos-das-atividades-de-mentoria
https://web06dev1.ufscar.br/@@site-logo/logo.png
Conteúdos das atividades de mentoria
- Observação e registro de ações dos alunos em diferentes contextos.
- Procedimentos de registro escrito das ações pedagógicas (antes, durante e depois).
- Diários reflexivos.
- O construtivismo e os processos de ensino e de aprendizagem.
- Aspectos históricos, econômicos, culturais, filosóficos, psicológicos, sociais relacionados a processos educacionais.
- Base de conhecimento para o ensino nas séries iniciais: conhecimento dos conteúdos dos diferentes componentes curriculares; conhecimento dos alunos; conhecimento de fins e metas da educação; conhecimento do currículo; conhecimento de políticas públicas educacionais; conhecimento pedagógico.
- Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Educação Artística nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
- Planejamento de ensino: seleção de conteúdos, encaminhamentos didático-metodológicos, materiais de apoio e avaliação.
- Tipos e instrumentos de avaliação.
- Elaboração, seleção, uso e avaliação de materiais didáticos e de recursos tecnológicos.
- Elaboração, implementação e avaliação de Projetos de Trabalho (definir o que adotaremos como
- Projeto de Trabalho e Tema Gerador).
- Gestão da sala de aula.
- Planejamento de agrupamentos produtivos de alunos na sala de aula.
- Rotina de trabalho pedagógico: utilização do espaço e do tempo didático.
- Aspectos psicológicos, sociais, culturais e políticos que influenciam relações inter-pessoais entre diferentes membros da comunidade escolar.
- Relação escola-professor-aluno-família-comunidade.
- Políticas Públicas: ensino em ciclos, progressão continuada, classes de aceleração, recuperação paralela, recuperação de ciclo, PCN, propostas curriculares do Estado e do Município, sistemas de avaliação, ECA, EJA, inclusão e outras.
- Proposta Político-Pedagógica da escola: elaboração, implementação e avaliação.
- Aprendizagem da docência.
- Socialização profissional.
- Relacionamento e ética profissional.