Conteúdos das atividades de mentoria

  • Observação e registro de ações dos alunos em diferentes contextos.
  • Procedimentos de registro escrito das ações pedagógicas (antes, durante e depois).
  • Diários reflexivos.
  • O construtivismo e os processos de ensino e de aprendizagem.
  • Aspectos históricos, econômicos, culturais, filosóficos, psicológicos, sociais relacionados a processos educacionais.
  • Base de conhecimento para o ensino nas séries iniciais: conhecimento dos conteúdos dos diferentes componentes curriculares; conhecimento dos alunos; conhecimento de fins e metas da educação; conhecimento do currículo; conhecimento de políticas públicas educacionais; conhecimento pedagógico.
  • Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Educação Artística nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
  • Planejamento de ensino: seleção de conteúdos, encaminhamentos didático-metodológicos, materiais de apoio e avaliação.
  • Tipos e instrumentos de avaliação.
  • Elaboração, seleção, uso e avaliação de materiais didáticos e de recursos tecnológicos.
  • Elaboração, implementação e avaliação de Projetos de Trabalho  (definir o que adotaremos como
  • Projeto de Trabalho e Tema Gerador).
  • Gestão da sala de aula.
  • Planejamento de agrupamentos produtivos de alunos na sala de aula.
  • Rotina de trabalho pedagógico: utilização do espaço e do tempo didático.
  • Aspectos psicológicos, sociais, culturais e políticos que influenciam relações inter-pessoais entre diferentes membros da comunidade escolar.
  • Relação escola-professor-aluno-família-comunidade.
  • Políticas Públicas: ensino em ciclos, progressão continuada, classes de aceleração, recuperação paralela, recuperação de ciclo, PCN, propostas curriculares do Estado e do Município, sistemas de avaliação, ECA, EJA,  inclusão e outras.
  • Proposta Político-Pedagógica da escola: elaboração, implementação e avaliação.
  • Aprendizagem da docência.
  • Socialização profissional.
  • Relacionamento e ética profissional.