Ferramentas a serem utilizadas nas atividades de mentoria

  • Questionário inicial detalhado sobre  expectativas, concepções, dificuldades, práticas pedagógicas etc. dos participantes.
  • Narrativas de diferentes naturezas sobre a escola e os alunos com os quais o professor trabalha.
  • Mapeamento e caracterização das dificuldades indicadas.
  • Indicação de  bibliografia para temas específicos.
  • Encontros entre professores/professores e mentores/professores.
  • Visitas às escolas.
  • Observações de práticas pedagógicas.
  • Questionamentos que levem o professor à reflexão e à construção de possíveis respostas às suas dificuldades.
  • Atendimento presencial.
  • Indicação de diferentes espaços de conhecimento: cursos, sites educacionais, museus etc.
  • Análise e construção de casos de ensino.
  • Consulta a materiais de apoio sobre conteúdos específicos.
  • Construção de estratégias e materiais didáticos.
  • Construção e análise de diferentes  instrumentos de avaliação.
  • Análise de produções de alunos.
  • Realização de pesquisas como princípio didático.
  • Construção de textos.
  • Leituras e discussões de textos.