Estudando Raça nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: Contribuições do Livro "TANTO,TANTO!"
|
RESUMO: Este artigo pretende apresentar um relato de experiência, sobre uma atividade em sala de aula realizada no mês de agosto de 2007, numa escola da rede Estadual em São Paulo, com o livro infantil: Tanto,Tanto!¹ sobre a temática família com personagens negros. Criando assim, um vínculo positivo com as crianças ao apresentar uma proposta lúdica de ensino da cultura africana. Trabalhando visando a possibilidade de contribuir para uma formação cidadã ,por meio de um trabalho em equipe na escola e tendo como premissa básica, buscar o saber através da pesquisa acadêmica. Ao desenvolver um projeto interdisciplinar em sala de aula, trabalhando com o tema transversal "Ética", uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcançar e fortalecer a meta maior que é a formação do cidadão. Sabendo-se que é grande a diversidade das pessoas que compõem a população brasileira: diversas etnias, diversas culturas, profissões, religiões e opiniões. Esta diversidade freqüentemente é alvo de preconceitos e discriminações, o que resulta em conflitos e violência. |