PROJETO: BRINCANDO COM O CORPO
|
PROJETO: Brincando com o Corpo Local: CRECHE MUNICIPAL AMÉLIA MEIRELLES BOTTA Professoras responsáveis pelo projeto: Mirian Santana da Silva e Patrícia G. D. Mendes Pinho Diretora da Creche: Isabel Tamashiro crecheameliabotta@itelefonica.com.br isabelmoretti@uol.com.br |
SÍNTESE
O projeto "Brincando com o Corpo" surgiu da idéia de unirmos o reconhecimento da criança sobre a imagem de seu próprio corpo, o seu desenvolvimento motor e sua interação com o grupo, que tem em média três anos de idade. Como nos preocupamos em oferecer atividades prazerosas utilizamos histórias para imaginar, dramatizar e outras montadas a partir de pequenos relatos que as crianças realizavam na roda de conversa. Nós utilizamos ainda músicas, danças e brincadeiras no intuito de ampliar as possibilidades de expressão através dos movimentos, bem como da sua oralidade.
DESCRIÇÃO ANTERIOR À EXPERIÊNCIA
As crianças de três anos de idade reconheciam a imagem de seu corpo e até a realização das atividades do projeto, elas não tinham consciência de seu poder em movimentar-se de forma mais complexa e não se apropriavam desses movimentos que podem ser coordenados e ritmados ao som de músicas, de cantos ou só de palmas, ao ritmo de instrumento musical ou ao simples comando de voz. Também não havia um entrosamento de participação coletiva, pois nessa idade as crianças estão começando a conviver com o sentido de cooperação.
OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA
Em linhas gerais pretendemos por meio da apresentação de estímulos visuais, musicais e outros promover por parte dos alunos de três anos o auto-conhecimento de seu corpo, a possibilidade de se movimentar enquanto se expressa, de se desenvolver em termos motores e interagir com o grupo de seus colegas de classe.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E CULTURAIS
As crianças que freqüentam esta CEMEI são de classe média-baixa, muitas vêm a pé para a creche, outras utilizam o transporte de Van. A maioria dos pais trabalha e isso faz com que elas passem 10 horas dentro da unidade, pois são alunos de período integral, algumas delas só freqüentam período matutino, outras o vespertino. A comunidade atendida dispõe de uma escola de educação infantil de 4 a 6 anos, de ensino fundamental e médio,e ainda pode utilizar o centro comunitário que oferece diversos cursos. A participação da comunidade em movimentos culturais em algumas datas comemorativas. O bairro possui transporte coletivo.
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES
Quando se trabalha com crianças na faixa etária de três anos todas as ações devem ser permeadas por certa dose de desafio, que diz respeito ao fato de sermos ou não capazes de envolver as crianças nas atividades de modo que participem e aprendam com elas?
O primeiro desafio foi escolher a primeira atividade, que seria o carro-chefe de outras atividades a serem desenvolvidas e assim ficou definido:
Conversando: Através de uma roda de conversas e com auxílio de fantoches, pudemos explorar o que a criança trazia consigo de conhecimento sobre o próprio corpo, suas partes e seguimentos (mãos, dedos e unhas; pés, dedos e unhas) "O que a gente vê no espelho é a nossa cabeça", "a gente vê a boca", estas respostas foram dadas às perguntas que fizemos para elas.
Explorando a imagem: Possuímos espelho em nossas salas, então como numa brincadeira as crianças puderam observar seus corpos explorando suas partes com o toque de suas mãos e ao comando da professora que apontava as partes dando nome a cada uma delas.
Montando esquema corporal: Posteriormente um menino e uma menina deitaram-se sobre dois pedaços de papel cenário, onde pudemos traçar o contorno de seus corpos. Com material de sucata, seus desenhos puderam ser convertidos em bonecos e ganharam vida com a sobreposição de olhos, boca, nariz, orelhas, sobrancelhas, cílios e adereços comuns a meninos e meninas. Utilizamos tampinhas de pasta de dente, esponjinhas, massinha de modelagem entre outros materiais que, após manipulação pelas crianças, foram coladas compondo o corpo. Para a apreciação de todos e observação do que tínhamos feito, cantamos as músicas: "Eu conheço um jacaré", "Cabeça, ombro, perna e pé"; "Fui à feira"; "Se você está contente"; "Polegares", que serviram como recurso para os movimentos coordenados e faziam alusão às partes do corpo.
Treino fonoaudiológico: realizamos um treino fonoaudiológico de modo que as crianças aprendessem e falassem corretamente palavras que surgem no dia-a-dia. Utilizando-se de nossa experiência na educação infantil, apresentamos essa atividade sob forma de brincadeira (os sons que a boca faz) relatada por uma histólria que inventamos para podermos trabalhar com algumas imitações. E assim contamos: um passeio de moto que não deu certo, pois a moto quebrara; um passeio a cavalo, enquanto murmurava uma música; um telefonema importante; um passeio de carro, um dia cansativo. Segue a seguir alguns sons que boca faz: moto (bru...bru...); moto com defeito (tec...tec...); cavalo andando (klop...klop...); ao ritmo de música, cantando murmurando (hum...hum...hum...); fazendo(lá...lá...lá...); som de telefone (trrim...trrim...); a boca como se fosse uma garagem que abre e fecha; sorri e faz biquinho com a boca fechada; como se a língua fosse uma vassoura de limpar a casa assim (passar a língua nos dentes, no céu da boca e nos lábios).
Usando a imaginação e a imitação Com o boneco que usamos para trabalhar o esquema corporal indicamos cabeça estabelecemos uma conversa coma as crianças abordando as idéias indicadas. A cabeça pensa e imagina. Fizemos um passeio imaginário ao zoológico, sempre fazendo perguntas às crianças para sondar o que elas sabiam sobre o que seria um zoológico. A partir daí, visualizaram os animais existentes no painel pintado na parede interna da creche que iam sendo indicados. As crianças nomearam os animais.
Identificando expressões faciais: Fizemos algumas caretas e fomos conversando sobre o que o rosto pode fazer: caras e caretas. Sentadas em roda, as crianças se expressaram de modo a demonstrar tristeza, alegria ou dor. Depois cada uma delas fez a imitação e o grupo as identificava.
Seqüenciando: A partir de uma demonstração feita pelas professoras, mostramos que todo corpo ocupa um espaço (no lugar que estávamos nada mais poderia estar). Primeiro critério estabelecido: menino/menina; segundo critério: braços para cima/ braços para baixo, e terceiro critério: sentado/em pé. As crianças a partir do momento que reconheciam a idéia de como devia ser feita essa seqüência iam dizendo e se posicionando da maneira correta à proposta da professora.
Percorrendo caminhos: Desde o começo da atividade, começando pela montagem do circuito a ser percorrido - bancos perfilados - as crianças já faziam idéia do que iriam realizar: explorando o corpo que anda. As crianças andaram por um caminho feito por bancos; realizaram também cambalhotas e se exercitaram através da linha movimento.
Estabelecendo comparações: O corpo cresce. (maior/menor; alto/baixo). Pedimos que as crianças, ombro a ombro, observassem seus tamanhos em relação a outros colegas e também em relação ao mobiliário e às professoras.
Dramatizando uma história "O banho do Juquinha": Utilizando uma folha de revista, as crianças iam realizando movimentos, enquanto a folha sendo farfalhada simbolizava o barulho da água caindo do chuveiro, passando a ser uma bucha depois de ser amassada e transformando-se em uma toalha depois de ser alisada com as mãos.
Tocando o corpo: As crianças numa seqüência de movimentos e ao comando de voz, tocavam suas cabeças, o nariz e o dedão do pé.
Treinando a atenção: No decorrer das histórias "O sono encantado" e o "Conto sonoro", as crianças acompanharam com tambor e sino e imitaram os sons presentes em tais histórias.
Observando outros movimentos: Deitadas no chão, as crianças observaram o movimento das nuvens e de insetos, no caso a borboleta. Então flutuaram na imaginação como a nuvem e emplacaram um vôo suave como da borboleta. (Nos fundos da creche existe um gramado com algumas árvores, então observamos o vôo de uma borboleta, solicitamos às crianças que voassem como se fossem aquela borboleta).
Desenhando o corpo: As crianças fizeram os desenhos de seus corpos com giz de cera em folha sulfite, para que pudéssemos ter um elemento a mais para uma avaliação. O desenho foi feito no início e ao têrmino do projeto, para que assim fosse pudéssemos comparar o seu entendimento.
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES
A avaliação de cada atividade foi feita através da observação da criança na realização das atividades propostas levando-se em conta seu interesse por cada uma delas, pois acreditamos com crianças desta idade ser fundamental notar sua desenvoltura a desinibição diante de desafios.
AVALIAÇÃO GERAL DO PROJETO
Os resultados quando se trabalha com crianças na faixa de idade de três anos ( as crianças são muito eloqüentes e com uma vontade enorme de brincar)
são muito satisfatórios, pois elas começam a sentir que certos desafios podem ser vencidos e podemos observar que o que era medo (elas tinham medo do novo, pois tudo que á novo causa receio) , virou brinquedo. Nosso maior resultado e êxito foi saber que somos agentes transformadores e que temos em nossa mão o que é mais precioso: a vida.
PLANEJAMENTO DO PROJETO
FAIXA ETÁRIA: 3 anos
DURAÇÃO: 1 MÊS
Objetivo geral: Ao final do projeto a criança deverá conhecer seu próprio corpo (auto-conhecimento corporal), por meio de diferentes meios de informações (histórias, revistas, músicas e brincadeiras, o próprio corpo), o auto-conhecimento corporal
OBJETIVOS específicos:
- Articular sons movimentando músculos faciais
- Visualizar seu próprio corpo e identificá-lo como seu e ter noção de que todo corpo é formado por cabeça, tronco e membros;
- Expressar-se ao som de músicas;
- Interpretar histórias utilizando-se dos movimentos e sons que possam ser tirados do corpo;
- Comunicar-se através do corpo com mímicas e gestos;
- Realizar seqüências lógico-matemáticas, utilizando-se do próprio corpo;
- Estabelecer comparações de tamanhos entre seu próprio corpo (grande/pequeno, alto/baixo) em relação aos colegas, ao mobiliário da sala e à professora;
- Realizar movimentos seqüenciados através de brincadeiras e com a linha movimento (conjunto de aros plásticos, bastões de madeira, argolas e outros)
- Fazer análise e síntese da figura representativa do corpo;
- Perceber coisas que estão sempre em movimento: nuvens, insetos durante o vôo, ao seu redor através de sua visão, olfato, paladar, audição, tato (observar objetos coloridos, sentir cheiros, como maçã e laranja; gostos de frutas como limão e mamão; texturas de diversos papéis: ásperos e lisos, ouvir sons ambientes e externos como o de veículos, buzinas, vozes,músicas).
JUSTIFICATIVA: O corpo é o nosso maior aliado na expressão de nossos sentimentos e idéias. Portanto nesse projeto utilizamos o próprio corpo da criança, para que desta forma ela pudesse expressar-se através dele, conhecê-lo, aprender a percebê-lo e assim manifestar sua maneira de ser e aperfeiçoar suas habilidades corporais e motoras.
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Natureza e sociedade (desenvolvimento do corpo como um todo)
Artes (visual, musical e dança)
Língua Portuguesa: Linguagem oral (conversas, expressão de idéias, contos do cotidiano, pequenos relatos e cantos)
CONTEÚDOS:
- Histórias para dramatizar e outras para imaginar,
- Treino fonoaudiológico;
- Músicas (cantadas, cd, alusivas às partes do corpo e seus movimentos), brincadeiras (livres e dirigidas) e jogos;
- Montagem de boneco (esquema corporal);
- Linha movimento;
- Desenho.
PROCEDIMENTOS:
1) Em roda de conversa serão realizados pequenos relatos sobre o corpo e seus seguimentos (mãos, pés, dedos e unhas) com inferência das professoras atiçando a curiosidade dos alunos.
2) No espelho a criança observará seu corpo, identificando assim suas partes.
3) Posteriormente será feito o contorno do corpo de uma menina e um menino (num pedaço de papel cenário) mostrando assim o esquema corporal.
4)Treino fonoaudiológico com imitação de sons.
5) Serão contadas as histórias: "Passeio no zoológico" e "História da criança" para que as crianças reproduzam os sons e movimentos que os animais fazem para andar e falar.
6) As crianças participarão de uma roda de caretas na qual identificarão entre tantas, as expressões que sugerem tristeza, alegria e dor.
7) O professor fará seguinte seqüência com as crianças: menino, menina e pedirá que as outras se posicionem para dar continuidade ao critério estabelecido. Outras seqüências poderão ser: braço para cima/braço para baixo, sentado/em pé, etc.
8) As crianças se posicionarão ombro a ombro, podendo assim estabelecer comparações de seus tamanhos (maior/menor; alto/baixo).
9) No decorrer da história "O banho de Juquinha" (autoria desconhecida), as crianças dramatizarão o banho, utilizando folha de revista, que ao ser farfalhada representará o barulho da água que sai do chuveiro, que se tornará uma esponja após amassamento e depois de alisada se tornará uma toalha.
10) Através das brincadeiras de mostrar qual parte do corpo deve ser tocada quando a professora falar o nome, as crianças realizarão assim movimentos seqüenciados.
11) As crianças na história "O conto sonoro" farão o som do tambor e do sino (bandinha da creche) e ainda imitarão os sons que aparecem na história o "Sono encantado".
12) Deitadas no chão as crianças observarão o movimento da nuvem e poderão ver que elas se movimentam devagar; verão que os insetos podem ser mais rápidos que outros. E onde veremos os insetos? No pátio da creche, e no terreno ao lado que possui um grande gramado.
A avaliação das atividades será feita por meio das atividades sugeridas e por meio da observação dos resultados apresentados pelas crianças.
HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, MÚSICAS E JOGOS USADOS NO PROJETO
HISTÓRIAS:
A) O CONTO SONORO
Era um lindo dia de sol e Joãozinho acordou com o canto dos pássaros. (piu-piu)
Antes de levantar-se, olhou para o relógio e ficou ouvindo o seu tique-taque.
De repente, os sinos da igreja começaram a tocar (blim-blom) e Joãozinho saiu rapidamente da cama. Depois de escovar os dentes (tchec-tchec-tchec) e se vestir (movimentos que se faz ao se vestir), foi para a cozinha tomar café (movimento que se faz para tomar café). Em seguida caminhou (caminhar) até a oficina de seu pai, que terminava de construir um caminhãozinho de madeira para ele. Ficou muito alegre em poder ajudá-lo. Começou então a martelar (bater com a palma da mão com o punho fechado), serrar (movimento com o antebraço levemente dobrado, para frente e para trás) e a lixar (movimento circular com a mão aberta).
O brinquedo já estava quase pronto, quando o pai chegou com uma surpresa: uma buzina, que foi cuidadosamente instalada e Joãozinho se pôs a buzinar (biiiiiiiiiii...biiiiiiiiiiii) e imaginar o quanto seus amigos iriam gostar de brincar com aquele caminhãozinho novo.
B) O SONO ENCANTADO
Era uma vez um reino onde viviam muitos príncipes e princesas. Nesse reino todos eram muito alegres e gostavam muito de música, músicas de dançar e de cantar.
Um dia apareceu no castelo uma feiticeira que resolveu brincar com as pessoas. Ela tinha um tambor mágico que fazia com que todos dormissem quando ela o tocava. A fada do castelo, quando percebeu o que estava acontecendo, foi depressa buscar também seu instrumento mágico que era um sino e cada vez que via os príncipes e princesas dormindo, ela os acordava tocando o sino. (história retirada da apostila Objetivo de Educação Infantil - Músicas - Orientações - Anual - 2003)
C) O BANHO DO JUQUINHA
Juquinha era um menino muito limpinho. Tomava banho todos os dias e direitinho (movimentar o papel, imitando o barulho da água caindo do chuveiro).
Depois de molhado, ele se esfrega com bucha e sabonete (amassar a folha e usá-la como bucha), procurando deixar bem limpinhas todas as partes do corpo (dar a seqüência correta para um banho eficiente).
Depois ele se enxágua bem (desamassar a folha e alisá-la e repetir o primeiro movimento que é o barulho do chuveiro), sai debaixo do chuveiro e se enxuga bem (o papel passa a ser a toalha. Aqui se deve ensinar a criança a se enxugar muito bem, não esquecendo nenhuma parte do corpo).
A toalha ficou muito molhada, então vamos torcê-la (torcer a folha e enquanto isso cantar com as crianças a música: torce e retorce e torce a toalhinha, torce direitinho para sair toda águinha)
Vamos agora colocá-la para secar (alisar o papel para que seja pendurado).
BRINCADEIRAS E JOGOS
A) SEU CHEFE MANDOU
-Tocar os seus pés
-Tocar sua cabeça
-Tocar sua barriga
Faz-se assim sucessivamente com as outras partes do corpo.
B) ADVINHA QUAL É A PARTE DO SEU CORPO QUE UTILIZA:
*óculos
*chapéu
*sapato
*luvas
C) ESTÁTUA
*Colocar música e quando esta for interrompida, a criança deverá ficar imóvel até o próximo comando.
D) ESPELHO ANIMADO
*Uma criança defronte a um espelho juntamente com outra, realiza um gesto, que a segunda criança deve imitar.
E) RODA DE CARETAS
*As crianças, sentadas em círculo, deverão imitar a careta que um coleguinha estiver fazendo.
F) AGORA É SUA VEZ DE IMITAR
*um avião
*uma onça
*uma árvore
G) DESAFIOS
*pular pequenos obstáculos
*andar e equilibrar-se por um caminho feito por bancos
*percorrer a linha movimento
H) SEQUENCIE
*As crianças em pé: umas com os pés afastados, outras com os pés juntos, devendo assim realizar a seqüência estabelecida.
MÚSICAS:
A) Cabeça, ombro, perna e pé.
Cabeça, ombro, perna e pé.
Olhos, orelhas, boca e nariz.
Cabeça, ombro, perna e pé.
Braço, cotovelo, pulso e mão.
Braço, cotovelo, pulso e mão.
Olhos, orelhas, boca e nariz.
Cabeça, ombro, perna e nariz.
B) Eu conheço um jacaré.
Que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Se não o jacaré, come seus olhinhos e o dedão do pé (substitui-se os olhinhos por outras partes do corpo).
C) Se você está contente bata palmas
Se você está contente
Quer mostrar pra toda gente
Se você está contente
Bata palmas
*Substituir "bata palmas", por outros gestos.
D) Polegares, polegares, onde estão.
Aqui estão.
Eles se saúdam, eles se saúdam e se vão.
*Substituir polegares pelos outros nomes dos demais dedos.
E) Eu sou um bonequinho
De pau, de pau,
Eu mexo a cabecinha, assim, assim.
*Substituir a palavra "cabecinha" por outras partes do corpo*.
*No final da música cantar:
Eu sou um bonequinho.
De mola, de mola.
Eu mexo o corpinho, assim, assim.
Galeria de fotos
![]() |
![]() |
![]() |