PROJETO "VIVENCIANDO O MUNDO DA PALAVRA"
|
Tema: Leitura e escrita na pré-escola Faixa etária: 6 anos Número de participantes: 42 alunos, sendo 15 do período da manhã e 27 do período da tarde Tempo de duração: 4 meses (setembro a dezembro de 2002) Instituição proponente: Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Rodrigues - São Carlos / SP Autoras: Maria de Lourdes Nogueira Martinez - Professora Rita de Cássia dos Santos Gomes - Professora Ivete Aparecida Centanin Bertho - Diretora de Escola |
1. Justificativa
Sabemos que o contato com o mundo letrado deve ser iniciado com a criança desde pequena e cabe a nós estimulá-la. Sendo assim, cabe a escola favorecer o contato com livros, jornais, revistas, cartazes etc., de maneira sistemática. Nesse espaço relatamos as situações proporcionadas pelo Projeto e que tiveram como intenção que os alunos vivenciassem ludicamente contato com os diversos tipos e portadores de texto, como é o caso da utilização de um conto, uma história, uma poesia.
O aprendizado da leitura e da escrita, por sua vez, tem gerado ansiedade nos pais, que via de regra esperam que os filhos estejam alfabetizados no final do período de Educação Infantil. Por essa razão, o Projeto teve também como propósito estimular uma parceria com os pais para que viessem a compreender, de uma forma contextualizada, como se dá o processo de aquisição da leitura e da escrita pela criança, construção que supõe o estabelecimento de uma série de hipóteses e que, quando não respeitada, pode inibir o desenvolvimento infantil.
2. Objetivos
Em relação à criança, levá-la a:
- familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio dos diferentes portadores de texto;
- ouvir histórias contadas pelos professor;
- partipar da leitura de diferentes textos;
- recontar histórias;
- reescrever histórias;
- produzir textos oralmente, registrados pelo professor-escriba;
- produzir textos escritos, inclusive de reescrita de histórias, segundo suas hipóteses;
- ler textos de diversos portadores, ainda que não convencionalmente;
- Em relação aos pais e/ou familiares:
- compreender o processo de aquisição da leitura e da escrita na pré-escola de forma contextualizada;
- participar ativamente em atividades de leitura e escrita de seus filhos, orientados pela escola;
- manter contato com diversos tipos e portadores de textos.
3. Conteúdos
Em relação aos alunos:
- Valorização da leitura como fonte de prazer.
- Observação e manuseio de materiais impressos.
- Participação em situações em que o adulto é leitor.
- Participação em situações em que os alunos são autores, ainda que oralmente.
- Participação em situações em que os alunos são escritores, ainda que não convencionalmente.
- Participação em situações em que os alunos são leitores, ainda que não convencionalmente.
Em relação aos pais e/ou familiares:
- Participação em situações em que o adulto lê para a criança.
- Participação em situações em que a criançãa lê para o adulto, ainda que não convencionalmente.
- Participação em situações em que a criança dita uma história (lida pela professora) ao adulto, que participa da ação como escriba.
4. Etapas desenvolvidas
4.1. Partilha com os alunos dos objetivos do projeto e do produto final: a participação dos familiares em situações de leitura e escrita.
4.2. Relaxamento com a música "O caderno", para que posteriormente as crianças expressassem seus sentimentos (o que resultou num texto coletivo, tendo a professora como escriba).
4.3. Leitura do livro "O Menino que aprendeu a ver", dando início a um exercício de observação de tudo o que as crianças vêem escrito, ao seu redor, em sua casa, no trajeto da escola para futura discussão na roda de conversa.
4.4. Montagem do Cantinho da Leitura na sala de aula pelas crianças e a professora.
4.5. Partilha com os familiares dos alunos dos objetivos do projeto e do produto final: sua participação em situações de leitura e escrita.
4.6. Jogos de escrita e ajuste da fala à escrita (1) , com as músicas "O pato" e "A casa", de Vinícius de Morais;
4.7. Escrita pelas crianças de palavras da música, segundo suas hipóteses (atividade que foi filmada e que demonstrou claramente os conflitos que a criança vivencia até chegar a escrita convencional).
4.8. Leitura de várias histórias infantis, escolhida pelas crianças ou pela professora.
4.9. Leitura, por pistas (2) de cartazes propagandísticos e rótulos, que foram afixados durante o Projeto na sala e as crianças eram instigadas a ler segundo o que conheciam do texto impresso, um símbolo, número de telefone, logomarca etc.
4.10. Envio dos textos para casa a fim de que os pais lessem para as crianças ou vice-versa; essas leituras eram escolhidas pelas crianças no cantinho que foi montado.
4.11. Reconto e reescrita da história "A casa sonolenta", atividade na qual a professora leu a história, e as crianças a recontaram na classe e depois para os pais, que, por sua vez, reescreveram-na; o conto reescrito pelos pais foi lido pela professora na classe.
Posteriormente foi feita uma filmagem do reconto desta mesma história por parte de uma criança e reescrita segundo as hipóteses infantis. Para tanto, a professora depois de ter realizada a leitura da história pede à criança que reconte para os colegas. Num outro momento foi solicitado às crianças em fases diferentes da escrita (alfabético, silábico, alfabético e silábico).
4.12. Exibição do vídeo "A Casa Sonolenta", seguida da dramatização e ilustração do conto.
4.13. Apresentação das filmagens das crianças para os pais das crianças de todas as faixas etárias, inclusive das que participaram do projeto.
4.14. Apresentação, na formatura, das músicas "A casa" e "O pato".
4.15. Apresentação da música "Aquarela", cantada pelos pais para homenagear os filhos no dia da formatura.
5. Avaliação
5.1. Observação dos registros produzidos pelas crianças no decorrer do projeto, quando foi possível verificar o avanço das mesmas no processo de aquisição da leitura e da escrita . como nas hipóteses de escrita, a mudança de níveis e a aproximação da escrita convencional.
5.2. Observação de comportamento participativo dos alunos nas atividades propostas.
Resultados observados:
5.1. Constatação de postura mais confiante e autônoma por parte das crianças.
5.2. Maior participação e envolvimento dos pais.
5.3. Compreensão por parte dos familiares do processo de aquisição de leitura e escrita por parte das crianças, o que veio a ocasionar uma diminuição da ansiedade durante o processo.
6. Bibliografia
MORAES , Vinícius de - A Arca de Noé. São Paulo : Companhia das Letras,
1991.
MORAES , Vinícius de - A Arca de Noé. CD: PolyGram, 1980.
ROCHA , Ruth - O menino que aprendeu a ver. São Paulo: Quinteto Editorial, Coleção
Hora do Sonho.1988.
WOOD, Audrey - A casa sonolenta . Trad. de Gisela Maria Padovan .Editora Ática/ABDR, 1984
Vídeo : A Casa Sonolenta
Notas:
(1) Nesse caso a professora observa através de um texto que a criança sabe de cor ou se o movimento do dedinho da criança se está ajustado ao o que ela fala que está escrito.
(2) Nesse caso a professora apresenta um cartaz à criança e ela com base em seus conhecimentos prévios tenta decifrar do que se trata. Para essa leitura a criança se apóia nos logotipos, números de telefone, mensagens dos cartazes etc.